A gota é causada pela presença de níveis mais altos do que o normal de ácido úrico na corrente sanguínea. Isso pode ocorrer se o corpo produzir ácido úrico em excesso ou se tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido.
A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, situação chamada de hiperuricemia em que a concentração de urato no sangue é superior a 6,8 mg/dL, que causa muita dor nas articulações.
A gota afeta mais frequentemente pessoas dos 35 aos 50 anos, principalmente homens, e é provocada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação, em pessoas que já têm o ácido úrico elevado. Confira como identificar e tratar o ácido úrico elevado.
Quais são os principais sintomas da gota no joelho?
Quem tem ácido úrico elevado, pode consumir castanhas e amendoins. É essencial que no tratamento para excesso de ácido úrico seja feita uma redução/adequação do consumo de alimentos fontes de proteínas. Castanhas e amendoim são fontes desse nutriente, logo o consumo deve ser limitado.