O controle de pragas e doenças na lavoura é uma das principais vantagens do uso de agrotóxicos, pois o resultado de uma plantação saudável garante a produtividade dos produtos cultivados. Além disso, o preço dos alimentos cultivados com agrotóxicos costuma ser menor quando comparados aos produtos orgânicos.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
Dependendo do tipo de agrotóxico ingerido pelo homem, ele pode sofrer graves danos de saúde e até mesmo morrer. Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.
Deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes, estrago na paisagem, doenças, entre outros.
Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos? Vantagem: Controle de doenças e pragas, contribuindo para o aumento da produtividade dos produtos cultivados; Desvantagem: Causam desequilíbrio ambiental e o desenvolvimento de diversas doenças.
6 cuidados especiais no uso de agrotóxicos
Toda vez que o agricultor for manusear um produto tóxico é recomendado que sejam usados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), composto por calça e macacão de mangas compridas revestidos com material impermeável, luvas e botas de PVC, máscara com filtro de carvão ativado bem como óculos de segurança.
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para o controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. Eles têm a função de defender as lavouras do ataque de insetos, plantas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura.
Manuseio Agrotóxicos com Segurança
Os agrotóxicos tem seu uso tanto em atividades agrícolas como não agrícolas. As agrícolas são relacionadas ao setor de produção, seja na limpeza do terreno e preparação do solo, na etapa de acompanhamento da lavoura, no deposito e no beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens enas florestas plantadas.
Transportar produtos fitossanitários é uma tarefa de alta responsabilidade e exige que sejam tomadas várias medidas de prevenção para diminuir o risco de acidentes em vias urbanas e aumentar as chances de sucesso numa tarefa de atendimento de emergência.
Dê preferência aos alimentos orgânicos e oriundos de produção agroecológica; Coma sempre vegetais e frutas variados para evitar a exposição contínua e excessiva a um mesmo princípio ativo (os diferentes tipos de plantio exigem agrotóxicos específicos);
A intoxicação nos carnívoros entra no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão através do contato direto no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. E ou, no contato indireto, a contaminação de água e alimentos ingeridos.
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.