Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.
Mamografia bilateral: são realizadas duas incidências em cada mama. Ecografia mamária: é um exame que não usa radiação e é indicado para mulheres jovens e grávidas.
Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.
Quando não é possível caracterizar um nódulo pela mamografia, o principal exame complementar é o ultrassom.
Saiba quais são os tipos de mamografia Existem dois tipos de mamografia: a convencional, realizada com um aparelho analógico, e a digital, realizada com um aparelho digital.
Detectar lesões da mama; Distinguir cistos de nódulos sólidos; Verificar o estado de próteses mamárias; Promover mais informações sobre os nódulos.
O exame de ultrassom de mama é geralmente solicitado pelo ginecologista ou mastologista depois de sentir algum caroço durante a palpação da mama ou se a mamografia for inconclusiva, principalmente na mulher que possui mamas grandes e possui casos de câncer de mama na família.
O ultrassom pode ser feito em um consultório médico, clínica ou hospital. Com a paciente deitada numa maca, o médico colocará um gel sobre a pele onde o transdutor será manipulado. Esse gel lubrifica a pele e ajuda a conduzir as ondas sonoras.
Cuidados antes da mamografia: Ela deve evitar uso de cremes, desodorantes, perfume ou talco sob o braço e nos seios, pois podem dificultar a captação de imagens, por possuírem partículas metálicas ou cálcio, que causaria uma sombra no raio x.
Sim, não há problema fazer o exame no período menstrual. Já no período pré-menstrual (3 dias que antecedem a menstruação), as mamas podem ficar mais doloridas e causar certo desconforto.
Pode ser feita em qualquer dia do ciclo menstrual, mas de preferência, recomenda-se realizá-la cinco a dez dias após o primeiro dia da menstruação, pois as mamas estão menos sensíveis nesse período. É recomendado fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos ou antes, se houver fatores de risco para câncer de mama.