O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.
Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho). Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
É possível notar que, nesse caso, o leitor vê-se representado na reportagem realizada pelo meio de comunicação e identifica-se diretamente com as informações passadas pelo texto. ... Todavia, existem cartas desse tipo que também podem expressar uma opinião contrária a que está sendo defendida pelo meio de comunicação.
Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação. Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores. Normalmente, o emissor faz o pedido (ou a pergunta) e o receptor garante a resposta.
Dessa forma, espera-se que, na carta do leitor, é comum o uso de linguagem formal. Geralmente, a carta do leitor é enviada para meios de comunicação, como em jornais, revistas e sites.
O assunto do texto é o consumismo desenfreado em nossa sociedade que impacta o meio ambiente. 2) resposta correta é a alternativa “A”. O objetivo do autor ao escrever essa carta do leitor é criticar o consumismo e suas consequências, mas também, sugerir formas de evitá-lo.
Em geral, as cartas do leitor têm várias finalidades, dentre elas: elogiar a publicação, a matéria ou até mesmo o jornalista pela qualidade ou pela abordagem do assunto expressando aprovação aos fatos e ideias mencionadas ou discordar dos fatos ou das ideias defendidas em um texto publicado na revista ou no jornal.