Há muitos sintomas psicológicos que podemos identificar como próprios da atelofobia, como comportamentos de evitação, sentimentos de impotência, ansiedade e medo extremos, medo de perder o controle, confusão, irritabilidade e falta de concentração.
A boa notícia para quem sofre com o problema é que a fobia tem tratamento e, claro, cura. Para se livrar do medo de agulha, especialistas recomendam sessões de terapia. Além disso, técnicas de auto-ajuda, como respiração profunda, meditação e relaxamento muscular também são recomendadas para curar a aicmofobia.
Em primeiro lugar, é importante conversar sobre o assunto. Aliás, não precisa ter vergonha de falar sobre o medo de agulhas. Converse com alguém em quem você confia, seja um amigo ou parente, e em alguns casos procure ajuda de um profissional. Acima de tudo, reconhecer o medo, pode ser o primeiro passo do tratamento.
Acontece que existem muitos adultos que possuem um medo irracional e até exagerado de agulhas, algumas vezes chegando à fobia, que é denominada aicmofobia (ou aiquimofobia).
Ao se preparar para a realização do seu exame de sangue, evite realizar atividades físicas, dando um espaço de tempo entre dois e três dias. No caso da dosagem de PSA, para diagnóstico do câncer de próstata, recomenda-se evitar também atividades sexuais nos três dias que antecedem o exame.
Enfrentar esse medo é fundamental, pois é muito pouco provável que alguém consiga passar uma vida inteira longe de um hospital. A terapia por hipnose pode ser uma importante aliada nessa luta, pois é capaz de acessar o inconsciente do paciente e tirar de lá os registros negativos que estejam associados ao medo.
Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico. Medo de médico, portanto.
Oriento que procure um psicólogo que poderá ajudar a controlar o medo e ansiedade para a realização da prova. Apenas orientação acredito que não seja suficiente. Exercícios de respiração ajudam muito a manter-se mais calmo também. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Medo de Vacina: Dicas para Ajudar os Nossos Filhos