Verbos defectivos são aqueles que apresentam defeitos na conjugação, isto é, não assumem determinadas formas da conjugação prevista, como por exemplo, abolir, precaver, chover, etc.
Este verbo é conjugado no presente do indicativo apenas nas 1ª e 2ª pessoas do plural, na segunda pessoa do plural do imperativo (adequai), não possuindo flexões no presente do subjuntivo. ... Observamos o verbo “adequar” conjugado com mais frequência no modo infinitivo (adequar) e no particípio (adequado).
São os chamados verbos defectivos da língua portuguesa. ... Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
Português. Por que o verbo colorir não admite a forma "eu coloro"? Esse é um dos verbos da Língua Portuguesa que são classificados como defectivos, pois não têm a conjugação completa. ... No caso do verbo adequar, não existem as formas "eu adequo", "ele adequa", "que eu adeque" e "que nós adequemos", entre outras.
Conjugação de um verbo defectivo Não apresenta formas verbais no presente do subjuntivo, nem no imperativo negativo. Nos restantes tempos verbais, apresenta conjugações completas.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz....Flexão em pessoa:
Verbos anômalos são aqueles que, ao serem conjugados, sofrem alteração em seus radicais. Na língua portuguesa, existem dois verbos anômalos: “ir” e “ser”. ... Já o verbo “ser” pode manter seu radical “s-” em “Ele será”, mas apresentar irregularidade em “Ele é”, por exemplo.
Os verbos anômalos são verbos irregulares que, além de apresentarem conjugação diferente da regular, apresentam radicais diferentes de acordo com a conjugação. Os verbos “ser” e “ir” são os principais exemplos de verbos anômalos por mudarem completamente a sua estrutura nas conjugações (alterando todo o radical).
(SÃO) é a conjugação do verbo (ser) no Presente do Indicativo em 3ª pessoa do plural. Verbo de Ligação: - É aquele que “liga” uma palavra (predicativo do sujeito) ao sujeito; não da nenhuma noção ao predicado. Os verbos de ligação são: (ser), estar, ficar parecer, permanecer, continuar.
Indicativo
O verbo ser indica estado permanente....Modo Indicativo.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala....Exemplos.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva). ...
Sou pela implementação do regulamento....ser.
As preposições e formas verbais como "foi"
Conjugação do verbo ir Pretérito imperfeito do indicativo: eu ia, tu ias, ele ia, nós íamos, vós íeis, eles iam. Pretérito perfeito do indicativo: eu fui, tu foste, ele foi, nós fomos, vós fostes, eles foram. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu fora, tu foras, ele fora, nós fôramos, vós fôreis, eles foram.
Significado de Ir. verbo intransitivo e pronominal Locomover; mover-se de um local para outro: ir ao show; o carro vai à cidade; foi-se embora. ... verbo transitivo indireto e pronominal Percorrer certa direção ou caminho, buscando alguma coisa: foi para Belo Horizonte e ficou por lá; ele se foi para Belo Horizonte.
De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, com pouca permanência no local a que se vai: Nós queremos ir a Paris. Nós queremos ir à praia. Nós queremos ir à festa.
Conjugação do verbo: ir
"Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei". Vou ir ninguém usa porque é um pleonasmo sintático visto que as duas conjugações são do verbo ir.
Por exemplo: há gramáticos que chamam o verbo "ir" de transitivo circunstancial; outros, de intransitivo. ... Quando houver a preposição, chamaremos o verbo de TRANSITIVO INDIRETO e seu complemento de OBJETO INDIRETO. Quando o verbo possuir os dois complementos, chamá-lo-emos de TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO.
O verbo ir é irregular e supletivo. ... No presente do indicativo, todo o singular e a terceira pessoa do plural vêm do verbo vado; a primeira do plural tanto pode ser originada neste verbo (vamos) como no ire (imos, hoje já só dialectal); a segunda do plural vem de ire (ides, antigo e popular is).