Saiba como recuperar uma planta seca
É só cutucar um pouquinho a terra com o dedo. Se sentir que ela ainda está úmida não precisa regar, mas se estiver seca pode colocar água – antes que ela comece a murchar. Caso aconteça de chegar em casa e encontrar sua Fitônia toda murchinha, não precisa entrar em pânico.
Se estiver seco, coloque água no pires, reabastecendo-o, sendo que a água foi absorvida para o pote. Se a terra estiver muito molhada, a begônia pode estar sendo regada demais. Nesse caso, espere a terra secar antes de regar novamente ou transfira a planta para um novo pote, com terra mais seca.
Elas são perenes, e florescem quase o ano todo. Como cuidar: As begônias devem ficar em locais com meia-sombra, sem muito sol direto, de preferência em locais quentes e úmidos, pois não suportam bem o frio. É recomendado o plantio em uma boa terra de jardim, adicionando-se húmus.
Rega: O solo deve ser mantido úmido, regando 1 vezes por dia em lugares de clima quente ou quando necessário, porém não deixe encharcar e evite molhar as flores. Prefira água em temperatura ambiente, não muito fria. Não deixe água acumulada no pratinho, isso pode provocar o apodrecimento das raízes.
A rega de emergência nada mais é do que o vaso da planta “tomar um banho de banheira”, de imersão. No caso da begônia, duas horas com o vaso imerso em água, cuidando para que a borda do vaso fique para fora do nível da água.
Um bom exemplo é a Begonia rex. A rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco – a cada três ou quatro dias. E tenha cuidado: é preciso manter a umidade constantemente, mas sem encharcar a terra. A begônia cresce bem em áreas com sombra e não suporta chuva ou sol diretamente.
Para cultivar Begônia no vaso, canteiro ou jardim, é necessário solo fértil e úmido, em um local com sombra, pois, ela não tolera luz sol direta, intensa e plena. A Begônia, no vaso, fica muito bem localizada em varandas sombreadas. Você pode plantar a Begônia a partir de sementes, muda ou estaca (galho).
Para plantar nas jardineiras As begônias ficam lindas em jardineiras decorando janelas ou sacadas, e ainda ficam floridas na maior parte do ano. Podem ser cultivadas em áreas sombreadas ou de luz indireta, mas também toleram Sol pleno.
Pra recuperar sua azaleia, sempre retire os botões e flores murchos, não deixe que fiquem no pé. Regue só quando a superfície da terra estiver seca, azaleias não gostam de solo constantemente úmido e preferem um substrato que tenha um pouco de areia misturada à terra, pra facilitar a drenagem do excedente das regas.
As Azaléias devem ser podadas no início da primavera ou quando as flores já estiverem em plena floração. Os arbustos devem ser podados periodicamente para que a planta tenha espaço para um novo crescimento, mas um corte inadequado pode fazê-la crescer descontroladamente ou danificá-la, evitando futuras florações.
Retire cuidadosamente as folhas da parte inferior do ramo, para que elas não fiquem enterradas sob a terra. Deixe três ou quatro camadas de folhas na parte superior do galho. 3. Em vasinhos pequenos ou saquinhos plásticos próprios para trabalharcom mudas, acomode uma mistura de três partes de terra e uma de areia.
Notas
DICAS DE CULTIVO:
Conheça 7 flores fáceis de cultivar em casa