crossorigin="anonymous">
utilizar uma linguagem clara e objetiva;
Alguns dos recursos que podem ser usados pelo texto expositivo são a instrução, quando houverem instruções a serem seguidas, como em um manual, por exemplo; informação, quando apresenta informações sobre um determinado assunto que está sendo exibido ou discutido; descrição, quando apresenta informações a respeito das ...
Como todo gênero textual, o texto expositivo em livro didático é marcado por características bem definidas. relacionadas tanto à sua estrutura quanto à sua fun- ... positivos em livros didáticos associadas à sua es- trutura e função social.
Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros. Texto argumentativo: esse tipo textual é usado com o objetivo de abordar um tema utilizando argumentações, ou seja, é um texto caracterizado por defesas de ponto de vista.
As instruções são construídas com verbos no modo imperativo (misture a farinha com o fermento), ou com o verbo no infinitivo (misturar a farinha com o açúcar).
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano! Propagandas, jornais, revistas, correspondências. ... São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa.
O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.
Gênero Instrucional: Serve para instruir alguém a fazer ou a usar algo. Alguns exemplos: Receitas, Bulas de remédio, Boletos, manuais de eletrodomésticos e dentre outros.
Para tanto abordaremos dois Gêneros da ordem do instruir: Receita Culinária e Manuais de instrução, enfocando as marcas constitutivas de textos-enunciados dos gêneros: contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e estilo.
denominam-se por gêneros instrucionais os tipos de enunciado organizados sob uma relação discursiva de comando-execução, orientando ou proibindo ações e com- portamentos.
Os textos instrucionais circulam em contextos diferentes, a depender do gênero discursivo que for considerado. Um manual que ensine um consumidor a instalar um novo aparelho, por exemplo, terá uma circulação muito restrita, porque estará disponível somente às pessoas que adquirirem tal aparelho.
O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária. ... ou por construções com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.)
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
O texto informativo tem como função informar e ensinar. Visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre um tema específico. São utilizados textos informativos em jornais, revistas, livros didáticos, enciclopédias, sites e artigos científicos, entre outros.
Como interpretar um texto?
Frases-modelo para iniciar a conclusão