Juntando dois verbos em inglês: é com “to” ou “ing”?
Os verbos no infinitivo estão em sua forma original, ou seja, não sofreram nenhuma conjugação verbal. Em inglês, os verbos no infinitivo são formados pela partícula “to + verbo", por exemplo, “to go” (ir), “to swim” (nadar) e “to run” (correr).
O gerúndio se forma a partir do radical mais as desinências "ando" e "iendo".
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Gerundismo é o nome dado ao uso inadequado do gerúndio. Ele é formado pela ideia do futuro em andamento, ou seja, como se a ação não fosse terminar nunca. Já o gerúndio, quando empregado de forma correta, significa uma ação em andamento - e não o futuro em andamento.
Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
Com o telemarketing o "gerundismo" instituiu-se como sendo um padrão mais educado de passar as informações para o cliente. Os operadores sentem que transmitem uma linguagem mais formal e mais culta. Errado! O uso do tempo verbal no gerúndio em excesso não transmite objetividade, nem tão pouco prontidão no atendimento.
O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to". Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural. Ex.: It will be good to see my friends after all these years.