No início, a pressão que este vapor exerce é menor que a pressão atmosférica, por isso a água não ferve imediatamente. ... Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor.
Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo. Ao cozinhar a água e os alimentos, vapor será produzido e ocupará espaço dentro da panela, fazendo com que saia um pouco dele pela válvula de controle.
Aperte o cabo da panela de pressão contra o cabo da tampa e solte a presilha metálica. Abaixe e gire a tampa para a lateral esquerda ou direita e retire-a.
Como a panela é hermeticamente fechada, o vapor d'água não tem por onde escapar, o que faz com que a pressão interna aumente até certo limite. Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda.
A limpeza deve ser feita com água, detergente neutro e esponja macia. Remova o pino e, se houver, o cesto retentor de alimentos, limpando cada peça da panela de pressão. Guarde o produto sempre limpo e seco, num local que não ofereça riscos de quedas ou de choques.
Você tem medo de cozinhar com uma panela de pressão?
Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO.
Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.
Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa.
Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.
O feijão preto precisa ficar de molho por uma a quatro horas. Se a quantidade for pequena (de 300 a 600 g), não precisa deixá-lo de molho por tanto tempo. Ao deixar o feijão de molho, os amidos do invólucro serão quebrados, facilitando a cocção que virá em seguida.
De acordo com site de Saúde Nacional do Reino Unido, manter o arroz em temperatura ambiente pode fazer com que esporos de uma bactéria existente no arroz cru se desenvolvam. O problema, nesse caso, é que a bactéria em questão, a Bacillus cereus, podem sobreviver ao cozimento e acabar causando intoxicação alimentar.