→ Diferença entre sinais e sintomas Percebe-se, portanto, que sinais e sintomas são conceitos distintos e estão muito relacionados com quem percebe a manifestação clínica. Os sinais são as manifestações percebidas por outra pessoa, e os sintomas são as queixas apresentadas pelo paciente em relação ao que está sentindo.
- Sinal patognomónico: um sinal cuja presença indica que uma determinada doença está presente para além de qualquer dúvida.
quadro clínico [ Medicina ] Conjunto dos sintomas que um paciente apresenta.
EXTENSÃO DO "CASO CLÍNICO DESENVOLVIDO"
Esta fase consiste na elaboração através do Histórico e Diagnóstico das ações que deverão ser desenvolvidas pela enfermagem no intuito de proporcionar ao paciente o atendimento de suas necessidades.
A prescrição de enfermagem deve ser baseada nela, para que os cuidados se destinem a resolver os problemas identificados. Diante disso, foi proposto, também, um impresso de evolução de enfermagem com o intuito de melhorar a realização dessa fase do PE.
São diversas atividades e procedimentos de enfermagem, que segundo o Coren e Cofen, em seus Pareceres ou Resoluções, definiram como sendo privativos do enfermeiro, devido maior complexidade técnica, necessidade de conhecimento científico mais aprofundado e decisão imediata embasadas nestes conhecimentos.
De acordo com a PNAB, a prescrição medicamentosa é de atribuição de todo e qualquer profissional regularmente habilitado, não se tratando, portanto, de ato exclusivamente médico, deste modo, respaldado pela legislação federal, o Enfermeiro realiza prescrição de medicamentos pertencentes aos programas de saúde pública ( ...