O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação).
Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme. O único hospedeiro definitivo da Taenia é o ser humano.
O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura (ACHA & SZYFRES, 1986; REY, 1991).
Dor abdominal, náuseas, diarreia, perda de peso ou prisão de ventre são os sintomas de teníase mais frequentes. As crianças costumam ser mais sintomáticas que os adultos. Alguns pacientes parasitados podem passar anos sem saber que estão com solitária, até que, um dia, notam a presença das proglotes nas suas fezes.