As máquinas térmicas são equipamentos que apresentam a função de transformar energia térmica em energia mecânica útil e dentre as máquinas térmicas tem-se duas principais classificações, as máquinas térmicas de combustão externa (motores de combustão externa) e as de combustão interna (motores de combustão interna).
Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.
As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos que compõem a classe dos geradores químicos.
Na turbina ocorre a transformação da energia térmica do vapor em energia mecânica. A turbina é acoplada a um gerador elétrico, onde se transforma a energia mecânica da turbina em energia elétrica.
água
A energia hidrelétrica é aquela obtida pela força das águas. Essa energia é produzida pelo aproveitamento do potencial hidráulico, ou seja, da força das águas dos rios, mediadas pela construção de usinas hidrelétricas, aquelas que fornecerão energia elétrica para a população.
Nelas, a queda d'água movimenta um gerador que cria um campo magnético, fazendo surgir uma corrente elétrica alternada. Da usina, a energia vai para subestações de transmissão, onde passa por um transformador que irá aumentar sua voltagem de 6.