A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte. Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.
Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão. Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial.
Coisas de Festa Junina
Festa junina: como surgiu a tradição Apesar de atualmente fazer parte da cultura brasileira, a festa junina foi trazida para o país pelos portugueses, na época do período colonial. ... O evento também se relaciona à tradição católica e, por isso, é chamado por muitos de Festa de São João, santo homenageado no mês de junho.
As festas são importantes porque são uma forma de juntar a população, não só para convívio como para partilha de experiências. As pessoas reveem-se passado muitos anos, no fundo é um local de encontro, não só de gerações como de pessoas que não se vêem há muitos anos. Depois é importante não perder as tradições.
As festas juninas transformam as cidades nordestinas e o espírito dos moradores que sentem uma atração e afinidade pela festa. As festas juninas são importantes para o comércio e o turismo do Nordeste. Além do valor da tradição, a venda e consumo de produtos e comidas típicos crescem bastante nessa época do ano.
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
Resposta. Trata da cultura regional, do folclore. É através do mesmo que a região explora entrada de valores e assim fortalecer a economia regional.
Festas juninas nas cinco regiões do Brasil
No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas adotam algumas misturas das tradições dos países da fronteira, especialmente o Paraguai. Além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante.
Na região norte a festa tradicional, como é mais conhecida e representada, com bandeirinhas, balões e quadrilhas dividem o espaço com a festa do Boi-Bumbá. ... Tratam-se de associações que disputam o título nos três dias de festa em diversas categorias com grandes alegorias e encenações.
Das quadrilhas aos sucessos da música sertaneja, da maçã do amor ao quentão, as festas juninas são democráticas ; ocorrem em todas as regiões do Brasil, com expressão máxima no Nordeste.
Países que comemoram a festa junina
Campina Grande
As 7 melhores Festas Juninas pelo Brasil
As cinco melhores festas juninas do Nordeste do Brasil
A campeã foi a quadrilha Ceará Junino, do Ceará. As segunda e terceira posições ficaram com as representantes de Pernambuco, em segundo a Junina Tradição do Morro da Conceição e Dona Matuta de San Martin. Na premiação especial, a quadrilha Arrasta Pé, do Maranhão, ganhou o melhor casamento.
5 cidades nordestinas para aproveitar o melhor das festas juninas
As duas cidades que disputam o título de 'Maior São João do Mundo'....