Para que serve um Balanço Patrimonial? A principal utilidade dessa peça contábil é demonstrar a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período. Ele é considerado uma das demonstrações mais importantes que a contabilidade fornece à gestão e administração de uma empresa.
Não se preocupe! De forma resumida, o balanço patrimonial é um cálculo da situação financeira da empresa em um determinado período – geralmente um ano. Ele ajuda a contabilidade à visualizar o atual posicionamento do negócio em relação a seus custos e bens (já falamos sobre ele aqui).
Qual a importância desses relatórios? Todos os relatórios contábeis são importantes para avaliar a saúde financeira da empresa. Afinal, são eles que resumem todas as informações de uma forma organizada e confiável. Sem esse controle, um gestor coloca em risco o sucesso de sua administração.
Sua função é garantir controle e fornecer aos administradores (gerência, direção, acionistas e outros) as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela empresa. Os relatórios contábeis, portanto, são exposições detalhadas e resumidas dos dados colhidos pela contabilidade.
Demonstrações contábeis são de suma importância para qualquer organização. É por meio delas que diferentes partes tomam conhecimento sobre a atual situação de uma empresa, verificando se os recursos investidos estão sendo devidamente bem aplicados em torno do objetivo de trazer lucro ao negócio.
Porque utilizar as demonstrações para controle gerencial A Demonstração de Resultados do Exercício, por exemplo, expõe o desempenho mensal em relação a faturamento e despesas. É, também, o relatório essencial para executar um planejamento orçamentário. Isso porque, como abordado, o DRE é um regime de competência.
A DLPA, ou Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, é utilizada para demonstrar as mudanças no Patrimônio Líquido de uma empresa e onde ele foi aplicado ao longo de um período pré-estabelecido. Essas mudanças no patrimônio podem ser tanto um aumento no lucro quanto no prejuízo acumulados.
As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. ... As notas explicativas incluem informações de natureza patrimonial, econômica, financeira, legal, física e social, bem como os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis e eventos subseqüentes ao balanço.
Notas de referência. As notas de referência “indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado” (ABNT, NBR 10520, 2002, p. 2). Essas notas devem ser seqüenciais, ordem crescente, em algarismos arábicos, e conter a referência da obra.
A nota explicativa é um dos itens mais importantes da folha de rosto. Ela faz, em poucas palavras, um resumo sobre a identificação do trabalho, com dados como curso, universidade e nome do orientador. Após redigir o subtítulo, aperte a tecla “Enter” 12 vezes.
A folha de aprovação deve conter os seguintes itens:
Folha de rosto ou CONTRACAPA nas Normas ABNT