Qual alternativa não apresenta uma mudança implantada pela Constituição promulgada em 1891, a qual consolidou o regime republicano no Brasil: Voto universal masculino e feminino; Federalismo; Divisão dos três poderes; Separação entre Igreja e Estado.
Ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.
Para formular as novas novas leis do país e ajudar a criar uma nova identidade ao Brasil. Como exemplo, opção por uma república presidencialista, funções da Igreja e Estado passaram a ser separadas, retirados privilégios da nobreza, províncias transformaram-se em estados, funcionamento das eleições,...
Resumo sobre a Constituição de 1891 Estabeleceu o presidencialismo como forma de governo, no qual o presidente era eleito pelo voto direto, com mandato de quatro anos. Seu texto garantiu maior autonomia aos estados.
A Constituição de 1988 é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã.