A alteia é uma planta medicinal, também conhecida como Malva-branca, Malva-do-pântano, Malvaísco ou Malvarisco, usada popularmente para o tratamento de doenças respiratórias, pois têm propriedades expectorantes e serve para melhorar os sintomas de dor de garganta, ajudando a aliviar a tosse, por exemplo.
Planta que pertence a família das malváceas; É muito usada na produção de medicamentos. Esse farmacêutico explicará as funções da bala de alteia na química.
Planta combate os sintomas da gripe, tosse, dor de garganta e bronquite.
Modo de preparo
Além de ser uma erva bem aromática - indicada para temperar massas e molhos - a alfavaca também se destaca por ser fonte de vários nutrientes importantes, como substâncias antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B, que fortalecem os sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular.
Dicas
“Muitas pessoas têm dúvidas com relação a diferença do manjericão, basílico, basilicão e alfavaca. ... “As duas plantas têm praticamente o mesmo aroma e aspectos semelhantes, porém a alfavaca apresenta aroma e sabor suave, com toque mais cítrico do que o basílico”, aponta a Joyce Nascimento.
Tipos de manjericão
Colocar a terra bem solta na sementeira ou caixote e semear, colocando afastadas as sementes uns 2 cm entre elas. Cobrir com areia ou terra peneirada, regar de leve e cobrir com plástico para manter a umidade e deixar à sombra.
Ocimum gratissimum L. é uma planta que possui aroma forte e agradável, popularmente chamado de "alfavacão", "alfavaca" ou "alfavaca-cravo", com origem no oriente, subespontâneo em todo o Brasil e do qual existem diversos quimiotipos.
Tipos de manjericão
É só continuar lendo!
Ela possui folhas rugosas e ovaladas, e seu caule é reto. Você sabia que o manjericão também tem outros nomes? Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco são alguns deles.
Manjericão, manjerona… É um simpático e gastronômico Ocimum, gênero botânico da família Lamiaceae, mais conhecido como manjericão de folha larga ou manjerona. ... Sua origem é lá pelos lados da Ásia ou África, mas inegavelmente no mediterrâneo ela reina, usada desde a antiguidade pelos gregos e romanos.
A Manjerona é uma planta medicinal, também conhecida como Manjerona-inglesa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos devido à sua ação anti-inflamatória e digestiva, como diarreia e má digestão, por exemplo, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois consegue atuar ...
Como usar: Seu uso pode ser desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guizados, tubérculos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango.
A manjerona é uma planta que se desenvolve melhor em clima ameno ou quente, porém, não suporta bem temperaturas abaixo de 10°C. É necessário que a planta receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Se for cultivada em pleno sol o dia todo, se desenvolve melhor e as folhas possuem mais aroma e sabor.
Ao contrário do orégano, cujo cheiro fica muito mais intenso depois de secar a erva, a manjerona mostra a delicadeza de seu aroma floral mais quando está fresca, porém não é tão fácil de achar (a menos que você a cultive em casa, em vasinhos).
compactum, Origanum dictamnus, Origanum laevigatum, Origanum vulgare. ssp. variegatum, Origanum vulgare ssp. Aureum, o orégano selvagem (Origanum vulgare) variedade que é bastante utilizada em pizzas no Brasil; orégano lavanda (Origanum dubium var.
A colheita das folhas da manjerona pode começar a partir de 60 a 90 dias após o plantio. Colha as folhas individualmente quando necessário ou colha os ramos acima de 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que se abrem.
Corte apenas os talos das folhas que quer colher e não toque na raiz. Retorne em uma semana e colha as novas folhas grandes. A couve precisa ser colhida rotineiramente. Se não a colher por mais de uma semana, a planta pode ser comida por pestes.
Retire 5 cm da ponta de cima de cada raminho com uma tesoura de poda.
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.
Colhendo folhas de manjericão. Colha as folhas quando a planta tiver de 16 a 21 cm de altura. Quando for regá-la, meça-a com uma fita métrica ou régua, para saber como anda o crescimento. Assim que o ponto mais alto dela alcançar 16 cm, você já pode começar a colher as folhas.
Espere o pé de hortelã estar completamente florido para podá-lo. Com uma tesoura de poda, corte cerca de um terço de cada ramo da planta. Hortelã é uma erva relativamente farta e de rápido crescimento, portanto não tenha medo de podá-la — a sua planta ficará bem. A poda pode estimular o crescimento.
Corte a base da planta. Para colher ramos ou maços inteiros de salsinha, corte a planta bem na base, e não no topo. Cortar a planta na base vai estimular a produção de novos ramos, resultando em um pé mais folhoso e em uma colheita ainda maior.