Tratamento do derrame pleural Quando o derrame causa sintomas, o tratamento é feito por meio da punção e inserção de um fino cateter entre as costelas inferiores com uso de sedação, para aspirar o excesso de líquido.
O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão. Quando não diagnosticado e tratado com rapidez, o edema pulmonar pode ser fatal.
O EAP é uma doença de diagnóstico eminentemente clínico. Os sinais e sintomas característicos são dispnéia intensa, ortopnéia, tosse, escarro cor de rosa e espumoso. Em geral o paciente apresenta-se ansioso, agitado,sentado com membros inferiores pendentes e utilizando intensamente a musculatura respiratória acessória.
A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.
Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
Como é o tratamento
Inserir ou inserir-se secreta ou sub-repticiamente numa comunidade, num grupo ou numa região, geralmente para espiar ou para agir segundo um plano.
A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória baixa, acontece quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria consegue se multiplicar nos pulmões, causando inflamação e levando ao aparecimento de alguns sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar, por exemplo.
Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir para tentar eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.
Para dar início à drenagem, o paciente deve ser deitado, de forma que facilite o fluxo da secreção pulmonar. Nessa posição, as secreções passam das ramificações brônquicas às vias aéreas centrais e são eliminadas pela tosse ou por técnica de aspiração.