Antes de falar em noivado e casamento, começamos com o mais simples: o namoro. No caso do anel de compromisso, a regra é uma só: a aliança é usada no dedo anelar da mão direita sempre. Mas como é uma aliança de namoro?
Então, segundo essas regras a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. ... Por isso, esse dedo era o mais propício para se usar um anel que tivesse relação tão forte com o amor.
Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel de noivado em seu dedo anelar esquerdo durante todo o noivado. A partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no mesmo dedo ou passar para o dedo anelar da mão direita. O que é uma aliança?
Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.
Os anéis de noivado representam o pedido de casamento, enquanto as alianças representam o casamento propriamente dito. Tem muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa e por isso acaba pedindo em casamento com a aliança dourada e usando na mão direita até o dia de subir ao altar.
Anel de noivado (solitário) Aqui no Brasil, o mais tradicional é usar aliança. O costume de dar um anel solitário à noiva no momento do pedido de casamento veio lá dos Estados Unidos.
R$ 3.
Uma ideia bem legal para decorar a mesa de noivado simples e rústico é usar caixote de feira ou mesmo garrafas de vidro como suporte para os arranjos de flores, além disso, uma toalha de linho, guardanapos decorados com barbante e até mesmo doces postos sobre bolachas de madeira podem trazer um ar especial para a mesa ...
De acordo com a cerimonialista, em um noivado simples devem estar presentes pais e irmãos dos noivos, familiares mais íntimos e os amigos mais próximos do casal. “Deixe as conveniências para a data do casamento”, orienta.