O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Os "Verbos" são palavras que podem indicar uma ação (correr, trabalhar), um estado (ser, estar), um fenômeno da natureza (chover, ventar), uma ocorrência (aconteceu, sucedeu), uma vontade, desejo ou sentimento (sentir, querer), uma conveniência (convém, cumprir), uma opinião (achar) etc.
Além da terceira conjugação, existem também a primeira e a segunda conjugação verbal. Os verbos da primeira conjugação terminam em -ar, como falar, andar e amar. Os verbos da segunda conjugação terminam em -er, como compreender, correr e viver. Veja também: Verbos da primeira conjugação e Verbos da segunda conjugação.
A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. ... Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Aconselharam-me a não ir por atalhos....
Por exemplo: há gramáticos que chamam o verbo "ir" de transitivo circunstancial; outros, de intransitivo. ... Quando houver a preposição, chamaremos o verbo de TRANSITIVO INDIRETO e seu complemento de OBJETO INDIRETO. Quando o verbo possuir os dois complementos, chamá-lo-emos de TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO.
"Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei". Vou ir ninguém usa porque é um pleonasmo sintático visto que as duas conjugações são do verbo ir.