Em anatomia, denomina-se metatarso a parte mediana do pé, nos membros posteriores (ou extremidades inferiores, no ser humano) dos mamíferos e outros vertebrados. É formado pelos cinco ossos metatarsais, que articulam com o tarso pelas suas extremidades proximais e com as primeiras falanges pelas extremidades distais.
A estrutura do pé é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarso e tarso.
Os metatarsos são cinco longos ossos localizados no antepé (região anterior aos dedos) e são responsáveis pela estabilização e suporte do pé aos desníveis do solo durante o caminhar.
Metacarpo. O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão. É formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges. Os ossos do metacarpo são numerados de I a V a partir do polegar.
O pé é constituído pelas seguintes regiões: Tarso: constituído por sete ossos tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes. Só um osso, o tálus, articula-se com os ossos da perna. Metatarso: consiste em cinco ossos metatarsais, numerados a partir da face medial do pé.
O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas o osso tálus articula-se com os ossos da perna.