A aveia é naturalmente livre de glúten, mas seu consumo nem sempre é liberado para portadores de doença celíaca. Isso porque o alimento muitas vezes é cultivado no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio - que, por sua vez, possuem glúten. Dessa forma, ocorre a contaminação cruzada durante a colheita.
16 receitas de biscoito sem glúten perfeitas para a hora do café
Os alimentos industrializados que apresentam no rótulo a designação "gluten free" ou "sem glúten", significa que não contém glúten e que podem ser consumidos por pessoas intolerantes a essa proteína.
O glúten está presente em alimentos derivados de farinha de trigo, como bolos e pães, alguns doces, aveia, massas, biscoitos e cerveja; e a lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados, como manteiga, queijo, creme de leite e iogurte.
A seguir é indicada uma lista com exemplo de alguns alimentos com glúten, que não devem ser consumidos em caso de intolerância ou sensibilidade ao glúten:
“As pessoas acham que o glúten engorda porque, quando tiram, perdem peso. Isso acontece porque as pessoas deixam de comer alimentos que engordam, como pão, macarrão, bolo, e passam a fazer opções mais saudáveis”. Entretanto, hoje existem pães sem glúten. Fazer essa troca não vai emagrecer.
O glúten é uma substância fibrosa, elástica, pegajosa, de coloração âmbar, formado pelas proteínas quando a farinha de trigo é misturada com água e submetida a mistura mecânica. É o responsável pela retenção dos gases da fermentação, o que promove o crescimento dos pães.
O glúten é uma grande proteína formada pela junção de duas proteínas menores, que são a gliadina e a glutenina. Essa proteína é de difícil digestão no corpo. A sua função é promover a elasticidade e aderência aos alimentos como massas, massas de bolo e pães, entre outros.
O que é glúten? Trata-se de uma mistura de proteínas que confere à massa elastividade e compressibilidade. Glúten é uma mistura de diferentes tipos de proteína comumente encontrada em farináceos obtidos a partir de alguns cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia.
Muito se ouve falar nesse tal de glúten. Mas, você sabe o que é, exatamente? O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. "Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento.
Que Você Precisa Saber. A doença celíaca, uma condição auto-imune em que o sistema imunitário ataca os intestinos, é desencadeada por glúten em pessoas com uma predisposição genética. A doença celíaca, por sua vez, pode desencadear um distúrbio da tireóide, resultando em baixa função da tireóide.