Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.
As rochas formadas por apenas um tipo de mineral denominam-se monominerálicas, como o mármore, composto unicamente por calcita.
As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. ... Os principais exemplos de rochas metamórficas são: Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito.
As rochas são importantes matérias-primas utilizadas pelo homem há vários milênios. As rochas são agrupamentos de minerais agregados que compõem a estrutura sólida da Terra, sendo classificadas em magmáticas (ou ígneas), metamórficas e sedimentares.
O estudo das propriedades físicas dos minerais (Mineralogia Física) é muito importante para a sua identificação expedita. A composição química de um mineral tem importância fundamental ainda que nem todas as propriedades dela dependam.
Tema bastante explorado nos últimos encontros sobre meio ambiente e agricultura, a rochagem tem sido uma boa saída como fertilizante, corretivo do solo e alternativa para reduzir custos de produção na agricultura.
Importante fonte de renda, a mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. No caso do Brasil, a atividade se torna grande protagonista nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza. A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira.
O nitrato de potássio possui 44% de K2O e 13% de N. Segundo Roberts (2005), o Chile talvez possua a maior reserva desse fertilizante no mundo, no Deserto de Atacama, onde há cerca de 100 milhões de toneladas do sal. O cloreto de potássio (KCl) é a principal fonte de K disponível no mercado nacional.