A comunicação dos surdos não se desenvolve simplesmente por mera si- nalização ou gesticulação, mas por meio de uma Língua Gestual, conhecida como Língua de Sinais (LS). ... A LS é a língua natural dos surdos e apresenta estrutura e re- gras gramaticais próprias.
É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais? Sim. Houve por muito tempo uma ideia de que as línguas de sinais constituem-se como pantomimas e que não era possível expressar conceitos abstratos. Hoje sabemos que é possível expressar sentimentos, emoções e quaisquer ideias e conceitos abstratos.
A configuração de mãos representa a forma que a mão assume durante a realização de um sinal.
Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.
Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.