Válvula situada entre a parte mais baixa do intestino delgado e a parte inicial do intestino grosso (íleo e ceco). Controla o fluxo de líquidos nos intestinos e previne a sua volta.
Na junção entre o íleo e o ceco encontra-se a válvula ileocecal (óstio ileal), um esfíncter funcional formado pelas camadas musculares circulares tanto do íleo quanto do ceco. Ela previne o refluxo do conteúdo rico em bactérias do intestino grosso para o intestino delgado.
A função primária do íleo é absorver os nutrientes do quimo, ou comida digerida. ... Isto é possível devido às enzimas produzidas pelas células de revestimento do íleo. O íleo terminal é a última porção da anatomia do intestino delgado. Esta parte do intestino delgado absorve sais biliares, que são produzidos pelo fígado.
Resumo: Íleo compreende cerca de 3/5 distais do intestino delgado, sendo responsável pela digestão e absorção de alimentos. O diagnóstico de doenças que afetam esse segmento pode ser feito por meio de avaliação clínica e exames complementares.
O ílio é a parte superior, aplanada do osso coxal. Na face externa, o corpo do ílio forma a parte superior do acetábulo. A linha ilíaca, apresenta uma curva que segue o contorno da asa entre as espinhas ilíacas anterior superior e posterior inferior. A porção anterior côncava da asa forma a fossa ilíaca.
O ísquio (do grego ἰσχίον, iskhion, que significa "anca") é um osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados. Está subdividido em: Corpo do ísquio; Ramo ísquio-púbico (ramo inferior púbico);
O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.
O fêmur articula-se com o osso do quadril (acetábulo) pela epífise ou extremidade proximal e com a tíbia pela extremidade distal. Na extremidade ou epífise proximal, observamos a cabeça do fêmur.
O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa e desempenha um importante papel na sustentação do esqueleto. ... Por ser muito longo, o fêmur possui a camada externa, chamada de osso compacto, um pouco mais espessa que os demais ossos, para evitar que se quebre.
O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) - que o articula com o osso do quadril ou osso coxal - e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela.
Tíbia: É conhecida como osso da canela. Fíbula: É conhecida como osso da panturrilha. Ossos do tarso: tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Os ossos do tarso assemelham-se aos ossos que formam nossos punhos.