Em apenas meio hectare de terra é possível criar uma vaca e uma cabra, alguns porcos e uma dúzia de galinhas além de cultivar alguns vegetais. A cabra pode fornecer o leite quando a vaca não estiver no período de lactação. Talvez se possa ainda criar duas ou mais cabras.
Cultivar seu próprio alimento requer paciência, persistência e muito trabalho físico. Esteja preparado para suar. Use meias e sapatos fáceis de limpar. Proteja-se do sol e de insetos (carrapatos e mosquitos podem carregar doenças potencialmente fatais) tomando banho com frequência.
autótrofos
Autotróficos
Os vegetais são classificados como seres autótrofos (auto = próprio), pois "fabricam" seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas. ... Há outros seres vivos considerados autótrofos que não fazem a fotossíntese. Certas retiram energia de reações químicas inorgânicas, a quimiossíntese.
São exemplos de seres autotróficos as plantas, algas e algumas bactérias. Esses seres também podem ser chamados de produtores, pois são eles que fornecem a energia para os outros seres vivos.
Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Os organismos chamados de decompositores são as bactérias e os fungos, que são capazes de realizar o processo de decomposição como forma de adquirir energia. Existem decompositores aeróbios, os quais necessitam de oxigênio para realizar suas atividades, e os anaeróbios, os quais não necessitam de oxigênio.
Resumindo: Seres autotróficos: produzem seu próprio alimento. Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.
A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa.
Os seres autotróficos são de extrema importância à vida, pois eles são os únicos organismos vivos capazes de fabricar compostos orgânicos que servirão de alimento para os seres heterotróficos. Por esse motivo, esses organismos autótrofos são chamados de produtores. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os seres heterotróficos dependem dos seres autotróficos porque: A- estes foram certamente os primeiros organismos que surgiram sobre a terra. B-Apenas estes sintetizam matéria orgânica á custa da energia luminosa. C- estes não precisam de enzimas para sintetizar a matéria orgânica.
Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras: Os clorofilados, através da energia do Sol, e os não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados.