O corpo lúteo é o que resta do folículo após a ovulação, são elementos residuais de um folículo rompido, que em seu processo de regressão se torna o corpo lúteo, uma glândula endócrina provisória. Com o óvulo maduro é, o momento da ovulação.
Momento da ovulação visto durante um exame de videolaparoscopia. O óvulo que está sendo liberado está marcado pela seta. Logo após a ovulação ocorre um pequeno sangramento geralmente auto-limitado o que forma o corpo hemorrágico que em seguida se torna amarelo, dando origem ao corpo lúteo (do latim corpo amarelo).
As mudanças hormonais da fase lútea são associadas com os sintomas pré-menstruais comuns que muitas pessoas têm, como mudanças de humor, dores de cabeça, acne, inchaço, e sensibilidade nos seios. Se um óvulo é fecundado, a progesterona do corpo lúteo dá suporte para uma gravidez inicial (15).
Você já deve ter ouvido falar que não é possível engravidar durante a menstruação, mas isso não é totalmente verdade. Embora seja improvável que você engravide perto da ou durante a menstruação, ainda existe uma chance pequena de concepção nesse período do mês.
Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.
Ao contrário do que acontece num ciclo regular de 28 ou 30 dias, a ovulação de um ciclo mais curto ou irregular pode acontecer em até 5 dias após o final da menstruação e, por isso, existem maiores chances de algum espermatozóide, que tenha sobrevivido, conseguir chegar no óvulo, gerando uma gravidez.