Os esportes de tiro designam diferentes atividades que testam e aperfeiçoam habilidades de concentração, precisão, exatidão e velocidade de reação. Essas atividades incluem tiros de curto, médio e longo alcance, envolvendo objetos como dardos, facas, machados, flechas, lanças, entre outros. Nesta matéria você conhecerá especificamente o tiro esportivo praticado com armas de fogo.
– Ofício nº 1381 – SecNor/DivRegulação/GabSubdir.
As seis modalidades atuais consistem em quatro com alvos estacionários: pistola de ar, carabina de ar, pistola 25m (tiro rápido masculino) e carabina de três posições (ajoelhado, deitado, em pé).
Como essa modalidade é disputada com uma arma de cano longo, o atirador pode utilizar as duas mãos. A distância entre o atirador e o alvo nessa modalidade varia da posição do tiro: em pé ou deitado. Quando o tiro é realizado em pé as distâncias são de 10 ou 50 metros. Quando o tiro é realizado na posição deitada a distância é de 50 metros.
A segunda metade do século XIX foi marcada pela esportivização do tiro, sendo propostas as primeiras regras oficiais entre os clubes. Essas regras permitiram aos suecos realizarem a primeira competição específica de tiros. Além disso, a esportivização do tiro levou à criação da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) em 1907, responsável por uniformizar as regras existentes e regulamentar a prática internacionalmente, caracterizando-a assim, como um novo esporte moderno.
Esse vídeo mostra um pouquinho do Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico realizado em Suhi, na Alemanha, em 2014. No vídeo alguns atletas da Seleção Brasileira comentam sobre a experiência de participar do campeonato. Além disso, o vídeo mostra alguns momentos que compõem a competição do esporte. Assista e confira um pouquinho do campeonato que garantiu à atiradora brasileira Débora Campos uma vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
A resposta correta é a alternativa II. A letra B é incorreta porque o tiro esportivo é uma modalidade realizada com armas de fogo e de pressão com cápsulas de tinta, mas não com armas de contato como tacos e machados. A letra C é incorreta porque há a realização de quantos disparos prevê o regulamento de cada prova.
Como pode ser verificado os efeitos do artigo 7º restam suspensos, bem como a decisão foi clara no sentido de se restabelecer o previsto no § 2º do art. 30 do Decreto nº 5.123/2004: A prática de tiro desportivo por menores de dezoito anos deverá ser autorizada judicialmente e deve restringir-se aos locais autorizados pelo Comando do Exército
Veja a seguir alguns vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Nos vídeos você encontra detalhes a respeito das regras e provas do tiro esportivo e das armas de fogo utilizadas para a prática, além de imagens do ambiente competitivo. Não deixe de conferir.
Participam do tiro esportivo paralímpico homens e mulheres. Os atiradores são classificados conforme a mobilidade e a força dos membros, a funcionalidade do tronco e o equilíbrio, o que possibilita a atletas com diferentes tipos de deficiência disputarem uma mesma prova. Além disso, os atletas também podem usar um suporte de arma, a depender da classe em que disputa: SH1 (sem suporte) ou SH2 (com suporte).
Tiro ao prato: Essa é uma das modalidades mais conhecidas do público brasileiro e tem duas variações, quando as provas podem ser: skeet e fossa olímpica. Nessa categoria, em todas as provas, há uma diferença no número de pratos para homens e mulheres. Os pratos têm 11 cm, são feitos de argila, calcário e alcatrão.
Vale ressaltar a respeito das armas utilizadas no tiro esportivo que aquelas de cano longo possibilitam maior alcance e precisão nos disparos, embora sejam menos eficientes na realização de tiros rápidos, em comparação às armas de cano curto. Agora que você conhece as armas utilizadas nesse esporte, saiba como o tiro esportivo começou a ser praticado no Brasil e veja também algumas características do tiro esportivo paralímpico a seguir.
Essa modalidade simula situações de combate e de guerra, podendo ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados. Assim, duas ou mais equipes participam da dinâmica com o intuito de atingir objetivos específicos, como capturar objetos, “assassinar” membros rivais ou outros. Nessa modalidade são usadas armas de pressão que disparam bolinhas plásticas. Vence a equipe que cumprir seu objetivo primeiro.
A Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) consultou a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) para esclarecer sobre a participação de menores de 18 anos nas competições de Tiro Desportivo.
No ofício encaminhado pela CBTP 892/2021 o qual solicitamos esclarecimentos sobre os decretos, em relação à atividade desportiva para os menores, mantemos a informação do Decreto Federal nº 9.846/2019 e a Portaria 150 – COLOG/2019, em que dispensava a emissão do Certificado de Registro (CR) para os competidores entre 14 e 25 anos. Sendo o principal questionamento perante a Diretoria, a real necessidade ou não de Alvará Judicial para a prática desportiva por menores, bem como à dispensa da emissão do CR aos atletas entre 14 e 25 anos.
Assim com o airsoft, o paintball é uma modalidade que simula situações de combate. No entanto, as bolinhas usadas como munição contém tinta em seu interior. Assim, ao atingir um membro adversário, a tinta se espalha, indicando que o participante deve sair da disputa.
São dois os tipos de campos nos quais pode ser praticado o tiro esportivo: normal e skeet. No “campo normal”, são necessárias várias cabinas de tiro, com uma área mínima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura.
Para Paris 2024, a competição de Trap mista foi substituída por Skeet misto. Há também um novo formato de eliminação final para os eventos de pistola 25m e espingarda.
Vitalina Batsarashkina ganhou o ouro na pistola de ar 10m e na pistola 25m em Tóquio para o ROC, superando a estrela grega Anna Korakaki.
O tiro esportivo passou a ser praticado no Brasil com a imigração alemã do século XIX, que fixaram moradia no Sul do país. Hábitos culturais europeus relacionados à caça foram mantidos nas colônias de imigrantes por meio de clubes de caça e pesca que organizaram as primeiras práticas competitivas de tiro no país. O exército brasileiro também teve significativa importância para a prática, sobretudo com os tiros de guerra realizados.
Pistola: Essa modalidade é dividida em quatro categorias: sport (apenas para mulheres), pistola livre, pistola de ar e tiro rápido (apenas para homens). Nas competições, só pode ser disparada com uma das mãos por ser uma arma curta. O alvo pode estar a 10m, 25m ou 50m de distância do atirador
As provas olímpicas femininas e masculinas atuais são: Carabina 3 posições, Carabina de ar, Pistola de ar, Fossa Olímpica e Skeet. Há também a prova feminina Pistola 25m e as provas masculinas: Pistola de tiro rápido, Pistola de 50m e Fossa Double.
Existe uma variedade de alvos, armas e munições, aprovadas legalmente para a prática do tiro esportivo. Por exemplo, nos Jogos Olímpicos, são usadas duas armas diferentes: a carabina e a pistola e existem outras categorias que não estão incluídas em competições oficiais como o Airsoft e o Paintball.
A prática do esporte requer treinamento e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor. Além dos óculos, o atirador deve usar um colete para guardar sua munição e um tampão nos ouvidos. A concentração e a precisão são essenciais para a prática do tiro esportivo.
Há quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Ao todo, são 17 provas. Os atiradores que participam das categorias pistola, alvo móvel e carabina têm apenas um objetivo: acertar o alvo, que é formado por seis círculos, que formam seis áreas de pontuação.
As competições olímpicas de tiro esportivo são divididas em três categorias: carabina (empunhada pela atiradora nesta imagem), pistola e tiro ao prato.
Em 1867, surgiu o Campo de Instrução de Chalôns, na França, onde foi realizada uma prova de tiro ao alvo com fuzis. Além dos militares, os clubes de caça também deram sua contribuição para a criação do tiro esportivo. ... O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas.
Há dois tipos de arma de pressão para a prática do Tiro Esportivo, as pistolas e as carabinas. As pistolas são armas menores, mais curtas e podem ser seguradas apenas com uma mão. As disputas com pistolas de pressão são divididas em categorias diferentes como sport, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido.
O tiro esportivo é uma modalidade esportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo.
Esportes de precisão O objeto que deve acertar o alvo pode ser projetado de diferentes maneiras dependendo da modalidade. Pode ser projetado por uma arma, como no caso do tiro e do arco e flecha. Pode ser golpeado com um taco, como no golfe e na sinuca, ou lançado com as mãos, como na bocha, curling, dardos, etc.
Resposta. Explicação: É olímpico desde 1900 . O tiro com arco é a prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história.
O Golfe é praticado em um campo geralmente com 9 ou 18 buracos. Cada buraco possui um comprimento diferente e pode incluir uma série de obstáculos naturais ou artificiais: lagos, árvores, montanhas, rios ou bunkers (cavidade preenchida com areia).
Resposta. Resposta: a) Esporte de rebatida e precisão. Explicação: Para você acertar uma tacada precisa de precisão para acertar a tacada e você precisa rebater a bola .
Golfe é um esporte no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas. É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada.