Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.
Na grande maioria dos casos, a nutrição do reino monera se da por fermentação, uma forma de quimiossíntese, as bactérias realizam esses processos, mas também pode ocorrer pela fotossíntese nas lamelas fotossintéticas nas cianobactérias.
Tem mais depois da publicidade ;) As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos para formar substâncias orgânicas. Essas substâncias orgânicas podem ser utilizadas para seu metabolismo ou para formar estruturas celulares.
Resumindo: Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos.
É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.
Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.
Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Substância energética é o que um ser necessita para a produção de energia para o organismo. Tudo o que é energético, sempre há referência de açúcar, no qual é tratado uma substância energética, pois, o açúcar, é necessário pela produção de energia no organismo.
proteínas