Dogmatismo - Uma doutrina é dogmática quando defende a possibilidade de atingirmos a verdade. Ceticismo - Uma doutrina é cética quando duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade. Essa interpretação também pode seguir duas vertentes básicas, uma absoluta e outra relativa.
Significado de Cético adjetivo Que não acredita em nada; que tende a duvidar de tudo; descrente. Sem crenças; que não professa uma religião; desprovido de fé; incrédulo. Diz-se da pessoa partidária do ceticismo, da doutrina segundo a qual seria impossível obter a certeza, num determinado âmbito do conhecimento.
Resposta. Resposta: Sim. Explicação: Por exemplo, na questão do cigarro.
Resposta. Porque ao afirmar que nada pode ser conhecido você está fazendo uma afirmação: que nada pode ser conhecido. Isto é, mesmo você tentando negar de que nada pode ser conhecido, você afirma que uma coisa pode ser conhecida: a de que tudo não pode ser conhecido, ou seja, tudo é falso.
Resposta: Verdade absoluta é, segundo Descartes, uma certeza indubitável sobre algo. Quando se chega a uma verdade absoluta, nada pode derrubar essa verdade, pois ela é construída de forma que venha a responder qualquer questionamento.
Preferem se manter verdadeiros ao que realmente pensam do que se deixar levar por algo em que não acreditam apenas em busca de aceitação. Ser verdadeiro é ser autêntico. Uma pessoa autêntica não está em busca de aceitação. Ela busca ser verdadeira consiga mesma e com os seus próprios sentimentos e emoções.
1 sentido, puro, real, genuíno, sério, verdadeiro, autêntico. Que é franco e natural: 2 direto, desafetado, cândido, aberto, simples, natural, franco, lhano, inocente, ingênuo, espontâneo.
O contrário de sincero é: 1. falso, fingido, hipócrita, caviloso, dissimulado, mentiroso, sonso, loroteiro, simulado, fictício, insincero, inverídico, duvidoso, desleal, infiel, traiçoeiro, traidor, desconfiável, enganador, desonesto, doloso, pérfido, farsante, disfarçado, ardiloso, enganoso. 2.
A palavra SINCERO foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto – um colar, uma pulseira ou um dado –, que estivesse colocado no interior do vaso.
E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma. Sincero vem do latim sinceru-, fem. sincera-.
Ser sincero economiza tempo e melhora os relacionamentos. O bom uso da honestidade e da integridade consigo mesmo, deixando claro o que aceitamos e o que não, o que é correto e o que não é, facilita a convivência e evita situações desconfortáveis.