Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Com base no planejamento e orientada pela organização, a direção é a função administrativa responsável por conduzir a empresa para o alcance dos seus objetivos.
O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.
As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos. ... A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.
Os seis componentes que representam o sistema administrativo é d. Objetivo; clientes; processo de troca; saídas; padrões de qualidade e controle e avaliação. ... A hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema.
Uma das funções da OSM é diagnosticar problemas eminentes no processo administrativo (em sistemas já ativos) e depois consertá-lo, fazendo com que a empresa volte a operar em perfeita harmonia.
Organização, Sistemas e Métodos, é a tradução da sigla OSM e tem como princípio, o controle de processos sistêmicos dentro de uma empresa. Refere-se a função administrativa de um especialista em otimizar e estruturar, as formas organizacionais que a empresa adota.
Os métodos buscam facilitar o processo de criação da área de OSM (organização, sistemas e métodos), considerados processos que representam um conjunto de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes ...
As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.
3. Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam? ... R: Cada uma das funções básicas da administração – planejamento, organização, direção, e controle – varia em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa.
A função dos hospitais é proporcionar atendimentos de saúde especializados para promover a saúde, prevenir doenças e alcançar a cura e reabilitação. ... Neste nível são trabalhadas ações que visem a promoção da saúde e prevenção se de doenças, se caracterizando como a porta de entrada para o atendimento à saúde.
1) Porte do hospital: Pequeno porte*: É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de até 50 leitos. Médio porte: É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de 51 a 150 leitos. Grande porte: É o hospital que possui capacidade normal ou de operação de 151 a 500 leitos.
Quanto ao objetivo financeiro, pode ser classificado como: não lucrativo, filantrópico ou beneficiete. Quanto à disposição (estrutura física), pode ser: monobloco, multibloco, pavilhonar, horizontal ou vertical. Quanto ao corpo clínico, podem ser assim divididos: Corpo clínico aberto ou Corpo clínico fechado.
Hospital geral – hospital destinado a prestar assistência sanitária a doentes, nas quatros especialidades básicas.
Pequeno: menor de 50 leitos; • Médio: 50 a 150 leitos; • Grande: 150 a 500 leitos; Porte Extra: acima de 501 leitos. Os termos referem-se apenas ao número de leitos, não tendo relação com a qualidade e complexidade da assistência prestada.
Quanto ao porte, a instituição pode ser denominada da seguinte forma: Pequeno: tem capacidade menor ou igual a 50 leitos; Médio: possui de 51 a 150 leitos; Grande: oferece de 151 até 500 leitos; e Porte especial ou extra: dispõe de quantidade superior a 500 leitos.
Os leitos hospitalares são classificados em: 2.
A autoridade no hospital é repartida em parcelas, segundo as instituições, entre a direção superior, o corpo clínico, o corpo profissional e administração ou diretoria. A organização formal do hospital mostra que a direção superior é a autoridade máxima, sendo a responsável pela instituição.
A estrutura hospitalar foi definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como parte integrante de um sistema coordenado de saúde. Sua função é de prestar a completa assistência no que se refere a tratamentos complexos em prol da saúde e de uma melhor qualidade de vida.
Entende-se por ambiente hospitalar, na linguagem ecossistêmica, o lugar/espaço/território, no qual os trabalhadores da saúde, formados por diversas categorias, atendem as inúmeras necessidades de saúde dos usuários, os quais buscam, de forma individual ou coletiva, os serviços e ações nos níveis da promoção, prevenção ...
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: conjunto institucionalizado de relacionamentos que organizam o trabalho entre membros de uma organização. COMPETÊNCIAS: são as diversas modalidades de poder de que servem os órgãos ou entidades para realizar suas funções.
Na definição da estrutura organizacional do serviço de enfermagem, devem ser consideradas: a filosofia e os objetivos do SE; o volume e a complexidade das atividades a serem realizadas; os recursos disponíveis e as características desejáveis na estrutura.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
A hierarquia nas organizações da enfermagem hospitalar se estabelecem mais fortemente ao “pé” da direção geral, a nível estratégico. Os níveis táticos e operacionais tendem a dar conta das relações paralelas entre os demais subsistemas da instituição.
O serviço de enfermagem nos hospitais está direcionado em três áreas: o cuidado de enfermagem aos usuários, a organização do ambiente terapêutico e a gestão dos trabalhadores de enfermagem, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a gerência das unidades de internação concentram o processo de trabalho dos ...
Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.
Definir a hierarquia possibilita organizar a gestão e gerenciar as equipes de forma mais efetiva. ... A hierarquia denota respeito, pois para ser líder é necessário ter os conhecimentos e experiências pertinentes à função.