Significado de mangará: 1. Coração (tupi-guarani). 2.
Tuja (tuja'i, tujakue): Velho. Tuju: Barro. Tukana: Tucano. Tuku: Lagosta.
Dialeto Mawé (Maué)
Guariní: guerreiro, lutador.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.
substantivo masculino Trovão; entidade que, na mitologia indígena de língua tupi, é adorado como ser supremo: festa em louvou a Tupã.
Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
Anhangá (Tupi: Ahiag̃, Mawé: Anhang, espírito), é uma figura presente na cosmovisão de diversos povos originários do Brasil e literatura indianista.
Jaci (do tupi Ya-cy ou Ia-cy, mãe dos vegetais), na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução.
Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.
“Para os indígenas, a terra não é um bem econômico, mas um dom gratuito de seus antepassados”, afirma Papa Francisco. Divulgada no último dia 18 de junho, pelo Vaticano, a Encíclica "Ladauto Si" traz várias citações da relação dos povos indígenas com o meio ambiente.
Terra Indígena (TI) é uma porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas, por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus ...
Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e ...
Frente a todas essas ameaças, os povos indígenas sabem a importância de ter uma terra demarcada para viver, com fronteiras que impeçam a entrada de invasores. Aprenda com os Ashaninka porque é preciso proteger a mata, os animais e qual a importância desses recursos naturais para os povos indígenas.
Os mais jovens gostam de tomar banho no córrego e alguns lavam roupa. Há, ainda, os que se utilizam do córrego para fazer rituais. Para alguns, a água é símbolo de rejuvenescimento, principalmente na nascente, para outros, o córrego serve apenas para carreamento de lixo e decomposição de animais.
A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, hectares, representando 23% do território amazônico e 98.
Essa relação afetuosa que os povos indígenas estabelecem com a natureza faz com que a maioria mantenha uma relação mais próxima e sagrada, como se a Terra fosse a grande mãe, uma dádiva, uma parte integrante da vida em sociedade.
A partir dos estudos constatou-se que a valorização e o respeito dados pelos indígenas em relação à natureza proporcionam-lhes a sustentabilidade ambiental, utilizada e difundida a partir de sua própria cultura. Portanto, pode contribuir com a garantia e a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Povos e Comunidades Tradicionais vivem protegendo seus territórios e seus recursos naturais. São esses territórios e os conhecimentos de quem vive neles que subsidia a “invenção e a descoberta” de novos medicamentos, curas, cosméticos e muito mais.
A conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.