Nesse caso, sempre que a pessoa apresentar dor ciática o tratamento deve ser feito de forma a alongar e diminuir a tensão do músculo piriforme. As sessões de fisioterapia são uma ótima opção de tratamento para diminuir a dor e o desconforto, sendo geralmente muito eficazes.
Tratamento da Síndrome do Piriforme O manejo da síndrome do piriforme apresenta bons resultados no tratamento conservador, o alívio da dor e irradiação se dá através da diminuição da compressão através de técnicas utilizadas na fisioterapia visando o relaxamento muscular e liberação miofascial do piriforme.
Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.
Este nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé. Ele é o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa e os músculos e sensibilidade das pernas. A dor pode acontecer em qualquer parte do nervo ciático.
Dor no nervo ciático - O que fazer para aliviar a dor
Um bom exemplo consiste em: Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito, enquanto sente que a coluna lombar alonga. Depois fazer o mesmo com a outra perna, ainda que não tenha dor nesse lado. Manter este alongamento por cerca de 30 segundos.
Remédios para dor no nervo ciático
Para obter alívio imediato no caso de dor ciática aguda, o médico pode recomendar os seguintes medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, cortisona e relaxantes musculares. Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.
O Dexalgen® injetável é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, composto de uma vitamina do complexo B (hidroxocobalamina), um analgésico e anti-inflamatório (dipirona sódica) e um corticosteroide com potente ação anti-inflamatória (o fosfato dissódico de dexametasona).