Qual a diferença entre cloridrato e succinato de venlafaxina? São duas substâncias diferentes, uma é o cloridrato de venlafaxina e a outra é o succinato de desvenlafaxina, são medicações distintas, inclusive com doses diferenciadas. A desvenlafaxina é uma forma sintética do principal metabólito ativo da venlafaxina.
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): insônia, dor de cabeça, tontura, sonolência, náusea, boca seca, hiperidrose (suor excessivo).
Mas ele tem uma vantagem extra em relação aos parentes. Seu tempo de ação é de, em média, 18 horas no organismo, entre o início do relaxamento, o pico do efeito e a saída do corpo. É o que os médicos chamam de meia-vida.
Os fitoterápicos podem sim causar efeitos colaterais e devem ser utilizados em doses adequadas. A maioria das plantas são metabolizadas no fígado, então, a intoxicação hepática pode ser consequência de doses elevadas.
“Tanto o midazolam que é indutor anestésico quanto as quetaminas, misturadas às bebidas, podem dar esse efeito de apagar a vítima”, afirma a médica.
Flunitrazepam, que é um medicamento responsável por induzir o sono poucos minutos após a sua ingestão; Ácido Gama Hidroxibutírico (GHB), que pode diminuir o nível de consciência da pessoa; Cetamina, que é um anestésico e analgésico.
Ricardo Coração de Leão