O cal fino é uma argamassa de cal destinada ao acabamento e a regularização de tetos e paredes. Características: É composto por cal de boa qualidade e agregado miúdo (areia fina).
Recomendações. Aplicar camadas de no máximo 2 mm e evitar espessuras grossas ou tapar buracos; Não aplicar sobre paredes pintadas; O cal fino Hidra não deve ser aplicado sobre rebocos (emboços) compostos por produtos sem a devida normatização.
A massa corrida ou calfino podem ter como base o PVA (acetato de polivinila, base d´água) ou acrílico, e tem como função dar acabamento liso a uma superfície. ... Já a massa corrida acrílica é mais resistente e costuma ser mais utilizada em ambientes exteriores, já que veda totalmente a parede, impermeabilizando-a.
Calfinagem é o processo de acabamento de paredes internas e externas com cal fina (popularmente calfina), que é uma argamassa composta por cal de boa qualidade e agregado miúdo (areia fina). No Brasil, é mais usado em sua forma virgem (cal virgem + areia), em sua cor branca original.
Sua principal função é assentar, rebocar e revestir tetos e paredes. Esse tipo de massa corrida é muito mais fácil de lixar e serve para assentar, rebocar e revestir os tetos e paredes. É muito utilizado em superfícies internas, com bases de alvenaria, concreto, gesso ou fibrocimento.
A pintura da superfície, após a aplicação da massa acrílica, pode ser feita com tinta acrílica premium ou tinta emborrachada. Já a massa corrida, por ser um produto que não resiste à umidade, é ideal para ambientes internos, que não sofram a ação do tempo, como quartos e salas, teto de cozinha, escritórios e lojas.
A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica. Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produtos.
A massa corrida é um produto essencial para obras e reformas e a sua função é corrigir imperfeições da superfície de paredes e tetos. Ela deve ser aplicada depois do reboco (mistura de cimento, cal e areia) e deixa as paredes lisinhas e prontas para receber a tinta.
Confira a lista de materiais:
Como usar o selador de parede: passo a passo
Você deve aplicar o selador sempre que a parede for nova ou quando estiver muito castigada pelo tempo, possuindo partes soltas ou com absorção desuniforme. O selador serve para corrigir a absorção da parede, bem como para fixar resíduos que passam desapercebidos na preparação da parede para a pintura.
Para garantir maior economia e melhor resultado, recomenda-se aplicar duas demãos do selador.
Se você aplicar o selador achando que ele vai resolver problemas com umidade, terá uma decepção, pois essa não é a sua função. Ele também não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois isso poderá causar o descascamento futuro da pintura e, ainda, deixará o seu acabamento grosseiro.
Como tirar umidade da parede do quarto?
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.
Os corantes para tinta de parede devem ser usados em conjunto com tintas de base água, como as tintas de base acrílica e tintas látex PVA. O corante para tinta de parede Coral e Suvinil não podem ser usados em tintas a óleo, epóxis ou mesmo tinta esmalte com base solvente.