A infecção geralmente ocorre quando as pessoas inalam os esporos do fungo. Portanto, a criptococose normalmente afeta os pulmões. Ela se dissemina comumente para o cérebro e tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges), resultando em meningite.
Os sintomas da doença variam de acordo com o estado imunológico de cada pessoa, podendo ocorrer de dois dias a mais de 18 meses, sendo eles: dores de cabeça, febre, vômito, rigidez na nuca, alterações da visão, fraqueza, dor no peito, confusão mental, náusea, falta de ar, formigamento nos braços e nas pernas.
A infecção é ocasionada por um fungo que se desenvolve nas fezes de pombos. A contaminação ocorre, principalmente, quando o cocô fica seco e desidratado disseminando os esporos do fungo no ar. Ao inalar, a pessoa contrai a doença. Os fungos neoformans e gattii são os mais comuns, levando a um quadro de meningite grave.
A prevenção da criptococose diz respeito principalmente ao controle dos pombos, já que é o principal transmissor da doença.
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus. O principal reservatório do fungo é a matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e nas árvores. Esse fungo ainda pode ser encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos.
Em geral, quando os pacientes chegam ao hospital, têm um quadro desenvolvido da doença do pombo de três semanas a três meses. Ela ataca mais quem está com a imunidade baixa. O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos aplicados na veia e por via oral.
“Limpar as fezes dos pombos requer cuidados, já que os fungos nelas presentes não podem entrar em contato com as vias aéreas dos seres humanos. Para evitar o contágio, basta lavar o local com água clorada; jamais varrer ou usar pano seco. Pode-se ainda proteger o nariz com algum pano ou lenço”, diz ele.
Veja 6 dicas que podem afastar os pombos do telhado de sua casa
A naftalina pode ser útil para afastar pombos da sua casa, mas também pode ser nociva e tóxica para a saúde dos mesmos. Por esse motivo, não recomendamos que você use a naftalina para afastar as aves da sua casa, considerando que existem outros métodos mais eficazes e que não comprometem a saúde dos bichinhos.
Como combater uma infestação de pombos? Há alternativas caseiras que podem funcionar em alguns casos. Usar naftalina como repelente é uma delas. Se as aves têm costume de posar nas janelas do imóvel, uma opção é colocar um fio de nylon resistente (um de pesca, por exemplo), bem esticado e numa altura de 10 cm.
Soluções para acabar com os pombos
Matar pombos é proibido por lei, com penas de até cinco anos de prisão.
insetos
Outra dica que vale a pena tentar é espalhar tempero pelo local onde costumam ficar. Pimenta caiena, pimenta, canela e esses condimentos mais fortes podem trazer resultados positivos para espantá-los de seu telhado, porém, toda vez que chover, precisará repetir a ação.
Falcões-peregrinos e gaviões são os principais predadores naturais de pombos adeptos à caça e remoção de alimentação, Outros predadores comuns de pombos selvagens são gambás, guaxinins e corujas, e seus ovos podem ser capturados por gaivotas e corvos. porém nas cidades já não há tantos predadores como na natureza.
Avitrol
Para ambientes com obstáculos instale um aparelho a cada 200 a 300m2 O emissor de ultra-som é protegido contra umidade. O efeito positivo começa a aparecer no 3º ao 5º dia de uso contínuo do aparelho. Após o desaparecimento definitivo dos morcegos, recomendamos o uso preventivo do aparelho em semanas intercaladas.
O repelente eletrônico ultrassônico funciona emitindo ondas ultrassônicas "reais" (acima de 20 kHz) e altas frequências sonoras (inferior a 20 kHz) capazes de repelir insetos e animais, como ratos, formigas, aranhas, baratas e traças.
Instalação / Recomendações: Conectar na tomada Led indica o funcionamento. Manter o equipamento ligado ininterruptamente. Evite obstáculo à frente do equipamento. Durante o dia, manter janelas abertas e ou área de escape para animais e insetos.
Para melhorar a eficiência é recomendado variar, semanalmente, um pouco a frequência, entre 20 e 30kHz, para aumentar a sensação de incômodo dos roedores e evitar que eles se acostumem com o ruído.
Quando o descuido leva à falta de controle dessas pragas e as chineladas e os aerossóis deixam de ser eficientes, o único jeito de combater o problema é com a dedetização. Os métodos mais comuns de dedetização são spray, gel, pó e isca.
Raticida Rodilon Bayer são Pellets de raticida ideal para controle de ratos e ratazanas. Rodilon Pellets é uma isca altamente atrativa para os roedores, tornando o tratamento dos ambientes muito eficazes, possui uma tecnologia de resistência à umidade que evita que a isca se deteriore no ambiente.
A desratização profissional é a forma mais rápida e eficaz de eliminar ratazanas. Estes serviços especializados são uma solução viável no controle de roedores.