A taxa de fecundidade total é obtida pelo somatório das taxas específicas de fecundidade para as mulheres residentes de 15 a 49 anos de idade. As taxas específicas de fecundidade expressam o número de filhos nascidos vivos, por mulher, para cada ano de idade do período reprodutivo.
( ) O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes.
O crescimento demográfico: A costa leste é a mais povoada, onde concentram as indústrias, as indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas densidades demográficas. O crescimento também é desigual, pois os países subdesenvolvidos possuem taxas mais elevadas do que os países desenvolvidos.
Uma área é considerada superpovoada quando as necessidades da população excedem ou ameaçam a capacidade de suporte do meio ambiente, como a disponibilidade de recursos naturais ou a capacidade da infraestrutura instalada, por exemplo.
O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).