A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Desenvolveu o que se tornou conhecido como "caixa de Skinner", aparelho adequado para o estudo animal, onde, tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento.
Em função disso, Skinner (1957) descreveu os Operantes Verbais, isto é, categorias que auxiliam na diferenciação dos episódios verbais a partir da relação que as respostas verbais estabelecem com os estímulos que as antecedem e as consequenciam.
Os comportamentos verbais secundários ou autoclíticos são respostas verbais que não podem ser emitidas isoladamente, mas apenas em conjunção com algum outro operante verbal.
A aquisição do comportamento do ouvinte ocorre quando seus comportamentos são reforçados na presença de determinados estímulos verbais. Esse reforçamento não precisar ser necessariamente mediado por um membro da comunidade verbal, e por isso o comportamento conseqüenciado não é necessariamente verbal.
Dizer que comportamento verbal é “uso de linguagem” apenas não nos diz nada sobre relações funcionais. A mesma coisa acontece com o conceito de “comunicação”: dizer que alguém “emite” uma mensagem que depois é decodificada por alguém que “recebe” não ajuda.
Definindo: um intraverbal é uma relação arbitrária entre uma resposta verbal e o estímulo verbal que a ocasiona (Skinner, 1957, p. 71). A arbitrariedade é dada pela comunidade verbal. Ela estabelece que partes de estímulos verbais em uma cadeia servem de discriminativos para a resposta verbal que as segue.
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
1) Que relação existe entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal do anúncio? A linguagem não verbal traz uma imagem com o tema relacionado na linguagem verbal, um brinquedo feito de comida, para dar ênfase ao que foi falado.
Linguagem visual são Imagens. ... A linguagem verbal é importante para a compreensão da propaganda, para explicar sobre o produto apresentado, e também para ajudar a pessoa que está vendo a interpretar o que a imagem representa. Para atrair a atenção do mesmo.
b) o conteudo verbal pode ter ligaçao com o visual, colocando frases nas imagem ou dizendo do que a imagem se trata. Por exemplo "A PARTE VERBAL EXPLICA A PARTE VISUAL". Explicação: VERBAL: Sao todas as frases ou palavras de alguma imagem. VISUAL: Sao todas as imagens.
Resposta. Resposta: onde cada jogador joga em cada pais. mas tambem pode ser pela cor.