“Em verdade, os procedimentos de auditoria são as ferramentas técnicas, das quais o auditor se utiliza para a realização de seu trabalho, consistindo na reunião das informações possíveis e necessárias e avaliação das informações obtidas, para a formação de sua opinião imparcial.”
O teste substantivo é um procedimento de auditoria aplicado para constatar a razoabilidade ou não das transações e saldos contábeis registrados. Tem como intuito a verificação da existência de distorções materiais nas demonstrações contábeis.
Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem: testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e.
Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
A auditoria do passivo tem seu risco elevado, por conta de analisar contas que por vezes são subavaliadas pela empresa para diminuir o montante de suas obrigações, bem como valores fictícios, omissões, acréscimos falsos e simulações.
( v ) O auditor externo é o profissional que examina as demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião (f) O auditor externo, para dar sua opinião ou parecer, tem de examinar todos os lançamentos contábeis da empresa ( f ) Quando o sistema de controle interno é bom, o auditor faz maior volume de testes ( v) ...
De acordo com a base contábil de continuidade operacional, as demonstrações contábeis são elaboradas com base no pressuposto de que a entidade está operando e continuará a operar em futuro previsível.