Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).
Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.
Palavras que indicam posse Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa. Confira os exemplos abaixo: Todos viram meu carro novo. ... Portanto, o “meu” é o possuidor e “carro” é a coisa possuída.
Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc. Indicando para algo ou alguém.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
O, a, os, as são pronomes demonstrativos quando equivalem a isto, aquilo, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Exemplo: Leve o (=aquilo) que lhe pertence. Mesmo e próprio são pronomes demonstrativos quando reforçam pronomes pessoais ou fazem referência a algo já expresso.
Os pronomes demonstrativos indicam o posicionamento de seres ou coisas em relação às pessoas do discurso. São palavras variáveis em gênero e em número.
Uso dos pronomes demonstrativos
Há pronomes demonstrativos variáveis, ou seja, podem ter flexão de feminino e masculino e de singular e plural: este / estes / esta / estas / esse / esses / essa / essas / aquele / aquela / aqueles / aquelas. Outros pronomes demonstrativos são invariáveis: isto / isso / aquilo.
O pronome demonstrativo aquele deve ser usado quando o objeto ou ser que está sendo referido está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também deve ser usado para indicar um passado distante ou para referir algo que foi mencionado com uma grande distância no discurso.
Pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto. Exemplo: Você deveria ouvir este disco de vinil.
Deve-se usar a palavra deste em relação a algo que se encontra próximo da pessoa que fala; e o termo desse em relação ao que está próximo da pessoa para quem se fala. Por exemplo: Gosto mais deste gato do que desse cão. O gato encontra-se junto do emissor e o cão deverá estar próximo do receptor.
Já a palavra “deste” é formada pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “este”. Portanto, as palavras “desse” e “deste” serão usadas quando os pronomes “esse” e “este” exercerem a função de complemento de um termo que exija a preposição “de”.
O pronome demonstrativo nesta deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente próximo da pessoa que fala: Procure o papel nesta gaveta aqui. Pode arrumar o livro nesta prateleira ao meu lado.
“Dessa” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo a alguém que se encontra longe da pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando o termo a que se referir estiver em um tempo passado se relacionado à pessoa que fala. Nesse caso, quando o termo já tiver sido mencionado no discurso.
Uma dessas palavras ou expressões é “desse modo“. Em vez de “desse modo”, você pode usar: dessa maneira; à vista disso; por conseguinte; assim sendo; dessa maneira; dessa forma; consequentemente; assim; por consequência. Outra palavra, a conjunção “porque” (designando causa).
Significado de Desta contração Combinação da preposição de com o pronome demonstrativo feminino esta. Relacionado com; que tem origem em; próximo da pessoa que fala: ele chega no final desta semana.
Significado de Dessa contração Forma contraída da preposição de com o pronome demonstrativo feminino essa. [Gramática] Próprio ou relacionado com algo ou com alguém que está próximo da pessoa com quem se fala; refere-se ao que foi dito há pouco tempo: prove um pouco dessa torta; não me lembro dessa conversa.
Desta vez: 1 desta feita, agora, nesta ocasião, nesta oportunidade, nesta ocorrência, nesta caso.
Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 dessa maneira, desse modo, desse jeito, desta forma, desta maneira, deste modo, deste jeito, assim, assim sendo, sendo assim, por isso, portanto, então, à vista disso, dessarte, destarte, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, consequentemente.