A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos.
O hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana.
Contudo, a vida contemplativa, é aquela que constitui o fim no bem da razão especulativa, a saber, na contemplação da verdade. (AQUINO, 2015, P. 58). Sobre a felicidade ter um fim em si e não visar outras coisas, Tomás tece o comentário ressaltando o exemplo do dinheiro.
substantivo feminino Que tende a contemplar; particularidade do que é contemplativo; contemplatividade. Enlevação de pensamento; que está completamente absorvido por alguma coisa. Etimologia (origem da palavra contemplativa).
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
Resposta. Explicação: Sócrates é apenas um indivíduo (menor extensão e maior compreensão); já Homem é um conjunto (maior extensão e menor compreensão). Essa distinção permite classificar as categorias em: Gênero: extensão maior, compreensão menor.
A essência é tudo aquilo que é importante para o ser de fato, aquilo que faz falta, aquilo que o torna o que é realmente. O acidente é aquilo que, mesmo sendo natural do ser, a sua falta não fará diferença no indivíduo, a sua presença não é importante.
Para Aristóteles, o ser humano é essencialmente um ANIMAL RACIONAL, um sistema único natureza-racionalidade. ser humano e não existe separada dele. Ela é o princípio da vida. humana é a razão.
Aristóteles examina os conceitos de substância e essência, concluindo que uma substância é a combinação daquilo que a compõe, a matéria, e aquilo que a distingue como tal, a forma.