Uso facultativo da vírgula O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia. Ontem fomos ao cinema ver um filme de comédia.
Quando a oração subordinada adverbial vier na ordem direta, a vírgula é facultativa. Essa regra segue a mesma linha do tópico 1, que abordamos anteriormente. ex1: Eu vou à sua casa se você me convidar. ex2: Eu vou à sua casa, se você me convidar.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Quando não usar a vírgula
Quando temos dois sujeitos diferentes na oração, podemos usar a vírgula, embora ela seja facultativa. ... A vírgula antes do "e" deve ser empregada, ainda, quando a conjunção liga elementos numa enumeração. Um exemplo é a oração: E chora, e ri, e vem, e abraça...
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos. Situação da qual é possível tirar um ensinamento ou serventia. Modelo que se assemelha a outra coisa ou pessoa: Maria é um exemplo de virtudes cristãs. ... Do latim exemplum.