RFID (sigla para: Radio Frequency Identification, em Português Identificação por radiofrequência) é um método de armazenamento e recuperação de dados remoto que usa dispositivos tais como cartões ou “tags” RFID.
A tecnologia RFID como método de identificação possibilita que o produto seja identificado através da informação em seu microchip. Assim, cada mercadoria possui um identificador único facilmente alcançável através da radiofrequência.
Vantagens e desvantagens da etiqueta RFID
A leitura, com o uso do RFID na logística, não precisa ser estática e em linha reta, como no código de barras. A distância de captura é superior à da leitora óptica, e assim é gravado um código único e inalterável para cada produto. Conforme o ambiente, a tecnologia alcança alturas superiores a 10 metros.
A Identificação por Radiofrequência (RFID) foi desenvolvida para substituir a leitura por código de barras convencional. A leitura através de código de barras necessita da aproximação do leitor sobre o código, com ângulo exato e tempo de interpretação do mesmo.
Embora alguns afirmem que a principal função do RFID seja a substituição dos códigos de barras, o RFID não se limita a isso, pois é uma tecnologia de transformação que ajuda a reduzir desperdício, limitar furtos e roubos, gerenciar inventários, simplificar o modelo logístico e aumentar a produtividade e a eficiência ...
RFID e NFC são tecnologias globais de comunicação sem fio ou sem contato. RFID significa identificação por radiofrequência. A tecnologia RFID permite a comunicação entre uma tag não alimentada e uma leitora alimentada. NFC significa comunicação em campo próximo.
A sigla NFC deriva de Near Field Communication, ou seja, Comunicação por Campo de Proximidade. A tecnologia serve para trocar informações entre dispositivos que possuam chip compatível, sem o uso de cabos ou fios. É mais ou menos como o Bluetooth, a diferença é que você não precisa parear os aparelhos.
O pagamento se dá por aproximação através da tecnologia Near Field Communication (comunicação de campo próximo). Dessa forma, são trocados os dados entre o leitor e o dispositivo de pagamento em smartphones e smartwatches, ou cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos.
O sistema de código de barras permite a digitação para o caso de impossibilidade de leitura, isto porque o código está impresso na etiqueta. Na tag RFID a única forma de ler o código sem a antena é ter o código impresso na superfície da etiqueta. Isto deve ser considerado num projeto RFID.
Aplicações das etiquetas NFC Ou seja, elas não têm fonte de energia. Em vez disso, literalmente, extraem energia do dispositivo que os lê, graças à indução magnética. Quando um leitor se aproxima o suficiente de uma etiqueta, ela se energiza e transfere dados dessa etiqueta.
Hoje vamos tirar do nosso baú como funciona o leitor RFID com Arduino. O RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência) é um sistema de identificação que captura dados via radiofrequência....Conectando o RFID com Arduino.
Para gravação dos dados no cartão, vamos utilizar o Serial Monitor como interface de entrada. Carregue o seguinte programa no Arduino, que utiliza a biblioteca MFRC522, disponível neste link. Descompacte a pasta e coloque-a dentro da pasta LIBRARIES da IDE do Arduino.
Para cadastrar as TAGs dos usuários, vá até o Collective e aproxime a TAG Mestre de seu leitor, deve ser emitido um bip longo. Após isso aperte o botão do Collective correspondente ao apartamento que deseja associar a TAG e a aproxime do leitor, serão emitidos 2 bips curtos.
O que é pagamento por aproximação? Essa tecnologia, também chamada de contactless, permite fazer pagamentos sem inserir o cartão na maquininha e sem digitar a senha, apenas aproximando o cartão.
Um cartão com tecnologia de pagamento por aproximação pode ser identificado pelo símbolo com 4 ondas impresso no plástico. Se você possui alguma dúvida, entre em contato com o emissor do seu cartão para saber se ele possui a tecnologia.
Nas configurações da sua loja, em Formas de Pagamento, você encontrará um grupo de opções chamado . Permite habilitar ou desabilitar este meio de pagamento.
Veja como é simples:
Para desativar, o interessado deve:
No Aplicativo do Banco do Brasil, acesse “Mais Aplicativos” e depois “NFC”. O serviço está disponível para sistemas Android com NFC. 1. O lojista informa a opção de pagamento e o valor da compra na máquina.
Desativar o pagamento por aproximação
Se você perdeu o seu cartão do Banco do Brasil ou está com suspeita de fraude, também pode optar por bloqueá-lo mandando uma mensagem para o banco. Para isso, envie um SMS escrito: BL (BL + o quatro números finais de seu cartão de plástico) para o número 4004 0001 que o seu cartão será bloqueado imediatamente.
Para isso, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da operadora do seu cartão e solicitar o cancelamento.
O bloqueio de cartão pelo app Ourocard é provisório. Isso permite que o cliente também desbloqueie o plástico bloqueado, caso necessário. Para o bloqueio permanente, você ainda deve ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, para concluir todo o processo.
O contrato feito para a geração do cartão determina que o cancelamento só possa ser feito após 90 dias de atraso do débito.