A qualidade do ar de uma área ou região é determinada através de avaliações de poluentes atmosféricos, que são comparados com os padrões de concentrações de poluentes estabelecidos na legislação ambiental.
De uma forma geral, a qualidade do ar é produto da interação de um complexo conjunto de fatores dentre os quais destacam-se a magnitude das emissões, a topografia e as condições meteorológicas da região, favoráveis ou não à dispersão dos poluentes.
A rede de avaliação da qualidade do ar da CETESB prioriza o monitoramento sistemático do grupo de poluentes consagrados internacionalmente como indicadores da qualidade do ar em função de sua maior frequência de ocorrência e dos efeitos adversos que causam à saúde e ao meio ambiente.
Índice de qualidade do ar e saúde Os parâmetros contemplados pela estrutura do índice utilizado pela CETESB são: partículas inaláveis (MP10) partículas inaláveis finas (MP2,5) fumaça (FMC)
Art. 1º - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
As atividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes:
A qualidade ambiental refere-se aos estudos das variações no meio ecológico e social, que afetam o bem estar dos seres vivos, em especial dos seres humanos. Esse termo é utilizado para caracterizar as condições ambientais segundo normas e padrões pré-estabelecidos.
Materiais particulados são todos aqueles formados por partículas: nesta denominação incluímos desde materiais granulares (sementes, cereais, areias), pós (alimentícios, farmacêuticos, minérios), poeiras (poluentes, contaminantes), até nanopartículas.
Estava criado o Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Entre os objetivos do Proconve estava não apenas a redução da emissão de poluentes, mas também a promoção do desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria da qualidade dos combustíveis.
O Índice de Qualidade do Ar é uma ferramenta matemática utilizada para transformar as concentrações medidas dos diversos poluentes em um único valor adimensional que possibilita a comparação com os limites legais de concentração para os diversos poluentes (Padrões de Qualidade do Ar - PQAr).
Seguindo regras simples, o condutor pode evitar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, dirigir com mais economia: - Manter o motor bem regulado. Além de proporcionar uma economia de cerca de 10% no consumo de combustível, evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera.
Pesquisas recentes indicam que automóveis são os principais emissores de gases poluentes, extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde. Isso acontece devido à poluição causada pelas substâncias tóxicas emitidas pelos veículos, e o Brasil não está imune. ...
Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO).
Problemas causados pela relação inconsequente entre veículos automotores e o meio ambiente
Mais carros levam a maior congestionamento, poluição, consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa.
A emissão excessiva de poluentes provoca sérios danos à saúde, como problemas respiratórios tais como bronquite crônica e asma, alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. ...
Além dos efeitos tóxicos agudos, a poluição automotiva pode causar, a longo prazo, doenças respiratórias28,29, como o câncer do trato respiratório e a fibrose pulmonar, devido à presença de outros compostos químicos, além do CO, nos gases de emissão, sendo esses tanto orgânicos quanto inorgânicos1,3,28.
Essas emissões são compostas por diversas substâncias tóxicas que, absorvidas pelo sistema respiratório, produzem efeitos negativos sobre a saúde. Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc.
Todos os combustíveis fósseis são formados por compostos orgânicos que, quando queimados, liberam gás carbônico e água, se a combustão é completa. ... Além disso, a combustão incompleta dos combustíveis fósseis libera o monóxido de carbono, um gás extremamente venenoso que não pode ser lançado na atmosfera.
Isso não significa, porém, que ele seja inofensivo – na verdade, todos os combustíveis lançam no ar os seguintes venenos: monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). O mais poluente de todos é o diesel.
Qual é o combustível que mais polui a atmosfera: O álcool, a gasolina ou o óleo diesel? A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta.
Diesel
Resposta
carvão
Em comparação ao carvão vegetal, o carvão mineral apresenta maior eficiência energética por causa de sua capacidade de produzir calor. O carvão mineral é o combustível fóssil mais poluente do mundo. Prejudica o meio ambiente desde a sua extração até a produção de subprodutos por meio da combustão.