A reserva de lucros é uma conta formada pela destinação de lucros da empresa que não foram distribuídos aos sócios e acionistas. Basicamente, é uma conta reserva que integra o patrimônio líquido da organização, guardando uma parte dos lucros já apurada pela contabilidade.
Reservas são recursos acumulados no patrimônio líquido. Visam manter a integridade do capital social, garantir a realização de investimentos com recursos próprios, além de serem utilizadas na compensação de prejuízos e no aumento do capital. Existem dois tipos de reservas: Reservas de lucros.
Resposta. As Reservas Extrativistas são espaços territoriais protegido cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área.
O extrativismo realizado de modo sustentável pode ser desenvolvido através da exploração não predatória da natureza com a utilização de técnicas que proporcionam baixo impacto ambiental.
As reservas extrativistas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As reservas extrativistas são resultado de uma reação ao modelo de exploração predatória adotado pelo Brasil nos anos 70. Neste período, a expansão desordenada da fronteira agrícola na Amazônia, com a exploração da agricultura e criação extensiva de gado, colocava em risco a biodiversidade da região.
Na mesma ocasião da assinatura do Decreto, o então presidente da República, José Sarney, criou as primeiras quatro Reservas Extrativistas na Amazônia, num total de 2.
As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais protegido cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área. ... É este conselho que aprova o Plano de Manejo da Reserva Extrativista.
E as reservas extrativistas são uma boa apropriação da realidade. Em tese permitem garantir preservação ambiental, compatibilizada com viabilidade econômica, e institucionalizar novos geobiossistemas integradores sobre uso e ocupação de territórios. ... Por isso, reservas extrativas podem ser tão adequadas.
Resposta:A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros como uma proposta para assegurar a permanência dos seringueiros em suas colocações ameaçadas pela expansão de grandes pastagens, pela especulação fundiária e pelo desmatamento.
A lei, inclusive, bem esclarece que o objetivo é proteger os meios de vida e cultura das populações e assegurar o uso sustentável dos recursos da unidade. ... Também a lei restringe as atividades nas Reservas Extrativistas, proibindo a exploração de recursos minerais, bem como amadorística ou profissional.
A criação de Reservas Extrativistas significou um importante salto político em relação ao problema brasileiro de distribuição da riqueza nacional, permitindo o acesso a terra, à floresta, e seus atributos, ao mar e aos seus manguezais por produtores secularmente protegidos nos seus anseios de realização enquanto ...
A Reserva Extrativista Chico Mendes foi criada em 1990 e foi pioneira no conceito de unidade de conservação de uso sustentável, onde as populações tradicionais têm a permissão de, não apenas morar dentro da Resex, mas também realizar o extrativismo de bens naturais, como a castanha, a borracha e o açaí.
Para que haja um equilíbrio entre o extrativismo e a conservação do meio ambiente, podemos pensarem duas medidas: A atuação do desenvolvimento sustentável junto ao extrativismo -
A população que se beneficia das Reservas Extrativistas são as tradicionais, que vivem de acordo com o extrativismo, que é complementado com a agricultura de subsistência e a criação de animais menores.
Elas têm como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais dessas Unidades, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de pequeno porte.
18, 2000), pode-se ler que as populações extrativistas tradicionais são aquelas “[...] cuja subsis- tência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte”.
Atividades produtivas dos castanheiros da RESEX do Rio Cajari, Amapá. ... Segundo Brasil (2000), o objetivo das reservas extrativistas é proteger os meios de vida e a cultura das populações locais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais nas unidades de conservação.
As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.
O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do ouro. A extração de minério, atualmente, é altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde acontece.