“Uma resolução importante da conferência de Estocolmo em 1972 foi a que deve educar o cidadão e a cidadã para a solução dos problemas ambientais. Podemos então considerar que aí surge o que se convencionou chamar de educação ambiental”.
Foi então que a ONU decidiu inaugurar a primeira grande conferência mundial sobre o meio ambiente que foi o grande marco para a questão ambiental, a chamada Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano, que se realizou em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
Em 1965, na Conferência em Educação, na Universidade de Keele, na Grã-Bretanha surgiu o termo “Educação Ambiental”. ... Foi um evento realizado pela ONU que reuniu representantes de 113 países e gerou um dos documentos mais importantes para o movimento ambientalista, a 'Declaração sobre o Ambiente Humano'.
Mesmo que a conscientização ambiental seja um processo introspectivo, que necessita do próprio indivíduo adquirir tais pensamentos, há métodos legislativos e educacionais que visam tentar acelerar esse processo, seja por meio de cartilhas, avisos, artigos, ou até por punições instituídas e estudadas pelo Direito ...
São pequenas atitudes, como o empenho em descobrir novas maneiras de produzir um alimento ou um utensílio sem atingir a natureza, promovendo palestras e gincanas em escolas, produzindo vídeos educativos e programas de restauração florestal, que ajudam a reeducar a sociedade de uma maneira a torná-la mais sensível e ...
Consciência ambiental é saber que, em última análise, não existe distinção entre o ser e o meio. Infelizmente, desde a revolução industrial, o homem desenvolveu uma noção equivocada de que ele pode controlar o meio. Mas estamos, enfim, descobrindo a realidade de que vivemos em um sistema fechado, finito.
A responsabilidade de cuidar do meio ambiente é dever de todos - Direito Ambiental.
Atitudes para preservar e tornar o planeta mais sustentável
Cabe ao Poder Público e aos cidadãos, o dever de precaução e resguardo dos recursos hídricos, contra os efeitos poluidores, uso irracional, desperdício e, principalmente, da exploração comercial indevida da água, que tem se intensificado cada vez mais.
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O cidadão possui, em relação à comunidade em que vive, deveres e direitos: deve respeitar as regras de utilidade comum, mas participa do desenvolvimento dessas regras. Portanto, uma atitude cívica em relação ao meio ambiente não se limita a exigir regras para salvaguardá-lo. ...
A vida com cidadania pressupõe um respeito para com o meio ambiente em que se vive, porque na vida em sociedade devemos compreender que dividimos o ambiente habitável com outros seres humanos e também outros seres vivos que participam dos processos ambientais e colaboram para a perfeita sintonia com este equilíbrio ...
Para Adams (2004), encarar os problemas ambientais é essencial, pois é do ambiente que depende a qualidade de vida da população. É preciso que os alunos se conscientizem de preservar o meio ambiente, pois, isto sim, trará muitas melhorias em nossa qualidade de vida.
A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, a atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes.
E nós vamos te ensinar 7 ações individuais que ajudam no desenvolvimento sustentável da cidade, vem comigo!