EQST

Como Fazer O Marco Terico De Um Projeto De Pesquisa?

Como fazer o marco teórico de um projeto de pesquisa?

REFERENCIAL TEÓRICO (este tópico deve ser numerado por 2) Segundo Marion, Dias e Traldi (2002, p. 38), “O referencial teórico deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas.”

O que é um marco doutrinal?

O Marco Doutrinal (ou Filosófico) corresponde à direção, ao horizonte maior, ao ideal geral da instituição (realidade global desejada). ... Contém os critérios gerais de orientação da instituição. Como sabemos, toda educação se baseia numa visão de homem e de sociedade.

Quais são as três dimensões do planejamento educacional?

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.

Como características gerais do projeto político pedagógico Vasconcellos 2000 afirma que o plano é composto por três partes que se que articulam são elas?

A Elaboração implica contempla três dimensões são elas, a Análise da Realidade, a Projeção de Finalidades e o Plano de Ação. Já a Realização Interativa considera a Ação e a Avaliação. As dimensões da Elaboração correspondem, respectivamente, a três elementos: o Marco Referencial, o Diagnóstico e a Programação.

O que é diagnóstico da realidade?

O diagnóstico estabelece uma análise mais específica sobre a realidade escolar, não sendo apenas um levantamento de dados e informações referentes à infra-estrutura ou fragilidades da instituição, o diagnóstico viabiliza também a identificação das potencialidades, dos pontos fortes, e aspectos positivos da realidade ...

O que é PPP Escolar PDF?

É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um ele- mento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.

Quais os meios utilizados para divulgar para comunidade o PPP?

divulgação por meio de jornais comunitários, associação de moradores ou outros espaços comunitários; debates em salas de aula, organização de atividades culturais centradas na discussão sobre a importância da participação, da democracia na escola, da construção do projeto de escola.

O que se pode fazer para ser mais participativo na comunidade escolar?

1 – Utilizar espaços como a reunião de pais e mestres e o conselho escolar para fazer uma primeira discussão sobre o tema ou projeto a ser abordado. 2 – Inserir a atividade nos processos pedagógicos cotidianos da unidade educacional a articulá-la ao Projeto Político Pedagógico da escola.

Quem faz parte da comunidade escolar?

A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.

Qual a importância da participação da comunidade na gestão escolar?

O ato de participar vindo de pais, alunos, funcionários e professores proporciona à escola uma qualidade em seu trabalho educativo, uma vez que, através desta participação, a escola conseguirá atingir seus objetivos.

Como são as relações dos educadores da sua escola com as famílias dos estudantes?

O contato dos educadores com a família é um imprescindível para obter uma visão completa e não escolar do aluno. ... Então verifica – se a necessidade da presença dos pais na escola, pois tanto um como outro poderão desempenhar suas atividades de forma que a criança seja a principal beneficiada.

O que diz a LDB sobre a participação da família na escola?

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como atrair os pais para a escola In Revista Nova Escola?

Os pais precisam saber que podem procurar a instituição. Para isso, é preciso horários flexíveis e pessoas disponíveis. É importante ouvir o que os responsáveis têm a dizer, validar os sentimentos deles em relação à escola e aos filhos e só depois fazer propostas para mudar ou melhorar.