No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Oxum, deusa do amor e prosperidade afro-brasileira. Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios.
Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos. Se você deseja a indicação do melhor dia para acender velas, indicamos a sexta feira.
Se você quer e precisa que o seu ex (sua ex) volte para os seus braços, peça a intercessão da cigana, orando: “Ciganinha da Estrada, imploro a ti que neste momento exato. Vos vais tirar (nome do seu amor) de onde ele estiver e vai colocá-lo na Estrada feito louco a me procurar, (seu nome).
Oferendas para ciganas e ciganos espirituais
Uma taça com água, um incenso, uma vela,perfume, e se puder flores naturais, de sua preferencia, que devem ser trocadas sempre. O que não deve faltar: Uma imagem de Santa Sara, mesmo que pequena! Coloque também Aparecida, se puder,pois ela é cultuada pelos ciganos aqui no Brasil…
Os Ciganos do Oriente são entidades muito alegres, gostam de cantorias , podem aceitar licores, vinho branco, chás de frutas, alguns fumam outros não, comem comidas ciganas e muitas frutas e frutos da terra.
Tudo que a Cigana da Estrada faz é com satisfação e alegria, no entanto, como toda cigana gosta de bons agrados, entre eles pulseiras, anéis, perfumes e lenços coloridos. A Cigana da Estrada gosta de receber suas oferendas e pedidos nas campinas das estradas de terra, de preferência às segundas-feiras.
Entidade cultuada no Candomblé, Umbanda e especialmente pelo povo cigano, a cigana da estrada tem uma história contada por ela mesma em prosa. Sou filha do céu e da terra; irmã da água e do ar. Sou o fogo na floresta e a branca espuma do mar. Sou a loba; sou a selva; sou a carícia da relva; e a carroça atrelada.
São espíritos que se apresentam, em sua maioria, como anciões velhos e escravos. Utilizam das ervas como grande instrumento de trabalho, onde realizam benzimentos, ainda utilizadas também como grande princípio ativo gerador de cura através de manipulações para receitas de chás e banhos.
Minha Rainha, Pomba Gira Dama da Noite, eu te peço assim: Vá onde PS estiver nesse momento e faça com que ele não descanse enquanto não ficar comigo, se declarar pra mim ficar definitivamente comigo, que seja pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pela virtude das águas, eu invoco as 13 ...
A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.
Foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio a falecer.