A imitação é um dos recursos mais valiosos de que dispõem os pequenos para realizar novas aprendizagens, dia a dia. ... Se presenciam alguém gritando com outra pessoa, mesmo que isso não as envolva, as crianças podem aprender que gritar com os outros é algo que elas também podem fazer.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Portanto, durante os dois primeiros anos de vida, a inteligência sensório-motora coordena as percepções e os movimentos e é o ponto de partida para o resto do desenvolvimento mental da criança. ... Quando a criança imita o modelo na ausência do mesmo, surge o jogo simbólico, que supõe o processo de representação.
Verificado por especialistas. Olá! A fase/estágio que compreende o enunciado é a operatória. Deste modo, Piaget afirma que essa noção passa a ser desenvolvida a partir dos 12 anos de idade em média, quando o adolescente começa a raciocinar lógica e sistematicamente.
A aprendizagem motora, portanto, dá-se por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores. Para Martins & Ivanov (2009) é através da interação do indivíduo com o meio ambiente que são desenvolvidas as modalidades sensoriais.
A aprendizagem motora pode ser definida como uma mudança no estado interno do indivíduo, inferida de melhora relativamente permanente no desempenho motor como resultado da prática, que deve ser inferida a partir da observação do comportamento motor ou do desempenho (MAGILL, 2000).
Além das diversas teorias e modelos, existem fatores que podem afetar a aquisição de habilidades motoras, tais como fatores internos e externos, motivação, feedback, características individuais, ambiente da aprendizagem e organização da prática e a tarefa a ser aprendida.