Olá! O transporte ativo é aquele em que é necessário o gasto energético para o transporte de uma molécula ou partícula para o interior da célula. ... Quando o gradiente está a favor, existe a entrada das substâncias na célula de forma passiva. Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo. Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.
Para mover substâncias contra um gradiente de concentração ou eletroquímico, uma célula precisa gastar energia. Os mecanismos de transporte ativo fazem exatamente isto, despendendo energia (muitas vezes na forma de ATP) para manter a concentração certa de íons e moléculas nas células vivas.
Transporte Ativo